Páginas

domingo, 29 de junho de 2008

RESUMO DO LIVRO "DEZ LEIS PARA SER FELIZ"


1- Contemplar o belo - Nas pequenas coisas simples e anônimas é que se encontram os maiores tesouros da emoção. Tenha prazer em viver, cultive o bom-humor, rejuvenesça suas emoções, tenha auto-estima.

2- Os inimigos que não perdoamos dormirão em nossa cama e perturbarão o nosso sono. O perdão é a energia dos fortes, e a mágoa, a dos fracos.

3- As maiores violências ocorrem nos primeiros trinta segundos das crises de ansiedade. A melhor resposta que podemos dar quando estamos tensos é o silêncio.

4- Fazer coisas fora da agenda é ter um caso de amor com a vida. Fazer coisas que lhe deixam bem emocionalmente quebra a rotina. Liberte-se de suas manias e seja flexível e alegre. Cumprimente pessoas, surpreenda seus amigos, vá a lugares novos. Quem não sai da rotina dança a valsa da vida com as duas pernas engessadas.

5- Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver...

6- Gerenciar a emoção – O maior carrasco do homem é ele mesmo, e o mais injusto dos homens é aquele que não reconhece isso. Capacitar o “eu”, que representa a vontade consciente, serve para administrar a energia emocional da dor, expandir a energia do amor, da satisfação, da paz interior. É destruir as algemas da ansiedade, do medo, da insegurança e libertar-se do cárcere das emoções. Ou você domina a energia emocional ou ela o dominará.

7- Se você fugir de suas dores emocionais, elas se tornarão um leão agressivo. Se enfrentá-las, elas se transformarão num animal de estimação. Critique, no silêncio de sua mente, cada sofrimento. Não faça de sua emoção uma lata de lixo dos seus problemas. Proteja-se. Pense antes de reagir diante das ofensas. Governe sua emoção para poder ter esperança, brindar a vida e contemplar o belo.

8- Gerenciar os pensamentos - Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável. Gerenciar os pensamentos é capacitar o eu para ser autor da nossa história; é ser livre para pensar, mas não escravo dos pensamentos e deixar de ser espectador passivo das idéias negativas. O mundo das idéias pode se tornar uma fonte de deleite ou de aflição. Gerencie as síndromes dos pensamentos negativos, dos pensamentos acelerados, do sofrimento por antecipação. Isso tudo drena a energia vital, causa estresse, depressão e fadiga.

9- Proteger os solos da memória – Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as mãos para cultivá-las... Proteger os solos da memória é cuidar da qualidade dos arquivos conscientes e inconscientes que contêm os segredos da nossa personalidade. É se preservar dos arquivos do medo, do desespero, das mágoas, enfim, do lixo de nossa existência. É também reescrever os arquivos doentios já arquivados. É impossível apagar as angústias, medos, agressividades, pensamentos negativos. Mas isso tudo pode ser reeditado.

10- O pior medo é o medo do medo. Quem controla a nossa mente não é a realidade de um animal, de uma pessoa ou situação, mas a realidade emocional registrada em nossa memória. Por isso criamos gigantes em nosso inconsciente que nos aprisionam. O cérebro interpreta o medo como se sua vida estivesse em perigo, bloqueia os arquivos e produz os famosos brancos e falhas. Mas o medo de falhar acelera a derrota.

11- É necessário criticar diariamente as imagens doentias da memória que nos controlam. É necessário não pedir, mas determinar ser alegre, ousado, seguro, saudável. Essas ferramentas reurbanizam as favelas do medo, do ódio, da autopunição e nos libertam.

12- Trabalhar Perdas e frustrações – Ser feliz não é um acaso do destino, mas uma conquista existencial e emocional. Trabalhar Perdas e frustrações é superar as dores da existência e usá-las para amadurecermos e não para nos destruirmos. É repensar nossas dificuldades. Ver por outro ângulo nossas decepções. É poder esculpir a personalidade, mesmo não sendo um grande artesão. É ter coragem para vencer, mas humildade para viver. Sem trabalhar perdas e frustrações, a vida alterna-se entre momentos felizes e períodos de profundo sofrimento.

13- Somos tão criativos que, se não tivermos problemas, nós mesmos os fabricamos. Para muitos a dor é um problema, para os sábios é sua escola. Devemos saber que as maiores decepções são causadas pelas pessoas que mais amamos. Por isso, quem quiser amigos perfeitos, família perfeita, trabalho perfeito é melhor morar na lua. Os fortes são tolerantes; os fracos, rígidos. Os fortes compreendem; os fracos julgam.

14- Ser empreendedor – Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros. Ser empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.

15- Ser empreendedor é explorar o desconhecido. Liberte-se do cárcere da insegurança e saia da zona de conforto dos seus diplomas, status e sucessos antigos. Penetre nos labirintos da vida. Traga soluções para os problemas e previna erros no trabalho. Tenha novas atitudes para encantar os filhos, a namorada, o cônjuge, os colegas.

16- Inteligência espiritual – Os maiores enigmas do universo se escondem dentro de cada ser humano. Inteligência espiritual é ter consciência de que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta. É buscar a Deus incessantemente e agradecer pelo dia, pela noite, pelo sol, por sermos um ser único no universo. É ter esperança na desolação, amparo na tribulação, coragem nas dificuldades.

17- No cerne da alma e no espírito humano há um buraco negro, um vazio existencial, que suga nossa paz diante das dores da vida e da morte. Einstein disse: quero conhecer os pensamentos de Deus, o resto é detalhe. Ele buscava com isso o sentido da vida. Mesmo havendo um conflito existencial dentro de cada ser humano, buscar a Deus é essencial. A psicologia, a psiquiatria e a ciência não ensinam a resolver o vazio existencial. A fé é a resposta que transcende a lógica e dá um sentido à vida. Agora estamos aprendendo que o desenvolvimento da inteligência espiritual, que ocorre através da oração, meditação e busca de respostas existenciais, aquieta o pensamento e apazigua as águas da emoção. O amor por Deus produz força na fragilidade, consolo nas tempestades, segurança no caos.

18- Sua vida é uma empresa, a maior empresa do mundo e só você pode evitar que ela vá à falência. Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. Ser feliz não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais, amigos, familiares e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para dizer “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”.

19- Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

20- Jamais desista de si mesmo.

21- Jamais desista das pessoas que você ama.

22- Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível.

23- E você é um ser humano especial.

(Fonte: Dez Leis para Ser Feliz. Autor: Augusto Cury . Editora Sextante - 2003)

Nenhum comentário: