Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

VOCÊ PODE...

Você pode estar se sentindo espremido(a),
Louco para isolar-se de tudo e de todos,
Chateado com tantas coisinhas, que juntas, perturbam a nossa paz.
Acreditando até que anda numa fase muito ruim.
Que tudo para você dá errado e pior:
- Que a felicidade não é para você.
Não acredite nisso!
A felicidade é um bem que se conquista e está disponível.
Sempre que alguém acredita e vai a luta.
Por isso, relaxe e ria!
Se não dá para sorrir, vamos rir.
Rir de nós mesmos, das coisas engraçadas que fazemos.
Das besteiras que pensamos e até cometemos.
Mesmo que você esteja se sentindo assim, digamos, meio estranho:
Ainda assim, a vida é bela e só pede uma fita amarela.
Para enfeitar nossos sonhos e recomeçar na estrada que escolhermos.
E esse é o grande barato da vida.
Nós podemos escolher o caminho que queremos seguir.
Nesse momento, ele pode estar cheio de espinhos,
mas nada impede você de plantar rosas e frutos.
Pois o mundo é redondo e sempre volta ao mesmo ponto.
E na sua volta, encontrará de pronto, um caminho florido.
Cheio de frutos e sabores que você plantou.
A esperança é essa menina que estende a mão com um sorriso,
e te pede apenas: não desista de você!


Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A GRAÇA DO AMOR...

Mesmo diante do amor, podemos experimentar dúvidas.
Contaminar nosso coração com visões distorcidas.
O ciúme infundado, a nossa insegurança, medos tolos, coisa de criança, que atrapalha o relacionamento e acaba machucando.


Guarde-se das impressões negativas da sua mente.
Acredite no seu potencial e quando amar, ame por inteiro, sem medo de ser feliz.
Integralmente.


O amor não suporta desconfianças tolas.
Também se reprime com falta de atenção.
Se derrete com o carinho e o respeito.
Se fortalece na cumplicidade dos olhares.
Se reafirma a cada dia com a atenção e o zelo.
Cuide do seu amor.


Já que é para viver um amor.
Que seja intenso e fraterno.
Intenso pelos carinhos que tanto se espera.
Fraterno pela ligação que se cria.
Eterno, na possibilidade de ser único, para sempre.
Ainda que o relacionamento termine, resta na alma, a doce lembrança dos bons momentos.


Eterno pela ternura que não passa.
Sentimento que te abraça.
Porque vida sem amor, é vida sem graça.


Paulo Roberto Gaefke

PERSISTÊNCIA...

Algumas coisas podemos mudar e outras coisas devemos suportar. Crescemos através da nossa persistência. A força vem da adversidade.


Muitas vezes, as coisas que queremos conseguir na vida dependem de trabalho árduo. Precisamos passar por tempos difíceis e de extremo empenho para atingir nosso objetivo. Quase tudo que vale a pena não se obtém facilmente, e o esforço envolvido é o que agrega valor.


A persistência nos permite chegar onde queremos. Quanto mais difícil de alcançar for o seu objetivo, mais demorado e árduo será o caminho. Quanto mais persistência tivermos, mais seremos capazes de alcançar.


Enxergar claramente o final do caminho e manter o objetivo em vista torna a persistência possível. Podemos suportar dificuldades extremas se soubermos que existe um propósito além delas.


Mantenha sua cabeça levantada, olhe adiante e suporte o que vier pela frente. Isso fará de você o que você quer ser.

FAÇA COMO SE...

Como você agiria hoje se fosse totalmente confiante, muito bem sucedido, feliz e satisfeito com sua vida? Como andaria, como sentaria, como falaria e como trabalharia?


Imagine-se agindo como se você tivesse tudo isso – sucesso, eficiência, confiança e satisfação. E então comporte-se dessa maneira. Ande da maneira que você andaria se fosse um tremendo sucesso. Fale como falaria se fosse totalmente confiante. Aproveite cada momento como faria se estivesse totalmente realizado.


Entenda o seguinte: quando você tem sucesso, você é bem-sucedido; quando você age com confiança, você é auto-confiante; quando você demonstra satisfação; você fica satisfeito. Suas ações determinam sua realidade. Aja como se você já tivesse tudo, e em pouco tempo você terá.

APRENDA A OUVIR A OPINIÃO DE OUTROS...

Busque sempre uma opinião sincera em relação às coisas que você faz. Quando você vê suas forças e fraquezas através dos olhos de outra pessoa, você tem um caminho definido para o aperfeiçoamento. E o contínuo aperfeiçoamento levará ao sucesso.


Todas as pessoas que se encontram agora no topo, começaram de baixo. Toda empresa grande e bem sucedida foi, no passado, um simples projeto. Todos eles começaram de baixo e subiram ao topo através de contínuo aperfeiçoamento.


O sucesso depende do valor que agregamos às pessoas. Por isso é crucial sabermos exatamente como as pessoas percebem o valor que você agrega. Todos os dias, você tem a oportunidade de fazer pequenas melhorias no seu trabalho.


Uma opinião sincera e bem intencionada , vinda de pessoas que são diretamente tocadas pelo seu trabalho, lhe mostrará como fazer isso. É um recurso valioso que pode colocá-lo à frente.

ULTRAPASSANDO OS LIMITES...

Corredores de longa distância, referem-se a um determinado estado como “o muro”. Trata-se daquele período agonizante, ainda no começo da corrida, quando o corpo recusa-se a seguir. Competidores experientes sabem que, uma vez ultrapassado “o muro”, as coisas tornam-se bem mais fáceis, e eles podem continuar seguindo em frente.


O próximo ponto é chamado de “o barato dos corredores” – uma total euforia que é sentida depois de transposto esse “muro”.


A situação é a mesma em relação a qualquer esforço, seja nos negócios, nos relacionamentos ou em outros tipos de projetos. É fácil começar algo. Você tem excitação e adrenalina suficientes. Quando você já estiver em ação, você começará a aproximar-se do “muro”. É aí que a maioria das pessoas desiste. É nesse momento que você estará frente à frente com os desafios mais difíceis. É isso que separa os vencedores de todo o resto. NÃO desista.


Junte toda a sua força e sua vontade e obrigue-se a ultrapassar esse muro. Encare as dificuldades no início e continue em frente. Logo você terá ultrapassado o muro, e o seu progresso será rápido, chegando ao ponto da euforia. Isso é certamente melhor que desistir e ter de começar novamente.

SEJA DETERMINADO...

Você é capaz de fazer qualquer coisa que se determine a fazer. Na verdade você já está fazendo isso. Sua atual realidade é baseada no que sua mente se determinou a conquistar.


Se você é um pai eficiente, é porque se determinou a isso. Se você é uma pessoa preguiçosa e acima do peso normal, é porque você se determinou a ser assim. Se você está excedendo sua quota de vendas e tem uma renda de seis dígitos, é porque você está determinado a isso.


As coisas que você se determina a fazer controlam a sua realidade. Você faz suas próprias circunstâncias, baseando-se no que espera que elas sejam, no que espera de si mesmo. Espere o melhor de si mesmo, e é isso que você terá. Determine-se a usar seu enorme potencial e isso acontecerá.

VOCÊ É CAPAZ DE MUDAR SUA VIDA...

Você é capaz de qualquer coisa que deseja. Nada que esteja longe de você e nada do que aconteceu no seu passado é capaz de alterar o futuro que você deseja para si.


O mundo bombardeia você com milhares de distrações, obstáculos, medos e desejos de prazeres vazios, fáceis e rápidos. Ainda assim, nada irá impedir que você conquiste tudo aquilo que sua mente sonha e almeja.


O simples fato de você imaginar que sua vida pode melhorar está evidenciando a sua capacidade para alcançar seus sonhos. Você já possui a maioria dos seus tesouros com que você sonha e que você deseja: eles já existem dentro de você. Dê a eles a força do seu pensamento, da sua ação, do seu compromisso. Faça-os reais, e não apenas exclusividade de seus sonhos. Traga-os também ao mundo que o cerca. Isto é realização, isto é destino.

CONHECIMENTO TRAZ PROSPERIDADE...

O aprendizado constante nos leva ao mundo do conhecimento, além de ser um grande parceiro na evolução humana.

Quando difundimos o conhecimento, estamos diminuindo o tamanho da ponte que nos leva da miséria absoluta a um mundo mais justo.

Ao investirmos em educação, estamos criando seres livres e com capacidade para pensar. Esta é uma grande oportunidade para você transformar e melhorar o mundo em que vivemos hoje.

Afinal, você também é responsável pela construção de uma sociedade mais próspera no terceiro milênio. Faça a sua parte para um mundo melhor!

É MAIS FÁCIL ASSIM...

É mais fácil ser sincero que fingir. É mais fácil ser verdadeiro que sustentar a mentira. É mais fácil agir que conviver com o arrependimento. É mais fácil fazer direito que voltar atrás e consertar.


É mais fácil planejar com antecedência que tentar recuperar o tempo perdido. É mais fácil alcançar a excelência que tolerar a mediocridade. É mais fácil viver com propósito e determinação que deixar que outros controlem sua vida.


É mais fácil acabar o trabalho agora que voltar a ele mais tarde. É mais fácil trabalhar com cooperação e respeito que com trapaças e brigas.


É mais fácil falar o que pensamos que conviver com a injustiça. É mais fácil perguntar e aprender que viver na ignorância.


Depois que tudo está dito e feito, a vida é mais fácil quando a vivemos como deve ser vivida: com propósito, honestidade, esforço, respeito e foco.

TAPETINHO VERMELHO...

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Hebreus 11.6


Uma pobre mulher morava em uma humilde casinha com sua neta muito doente.


Como não tinha dinheiro sequer para levá-la a um médico, e vendo que, apesar de seus muitos cuidados e remédios com ervas, a pobre criança piorava a cada dia, resolveu iniciar a caminhada de 2 horas até a cidade próxima em busca de ajuda.


Chegando ao único hospital público da região foi aconselhada a voltar pra casa e trazer à neta junto, para que esta fosse examinada.


Quando ia voltando, já desesperada por saber que sua neta não conseguia sequer levantar da cama, a senhora passou em frente a uma Igreja e como tinha muita fé em Deus, apesar de nunca ter entrado em uma Igreja, resolveu pedir ajuda.


Ao entrar, encontrou algumas senhoras ajoelhadas no chão fazendo orações.


As senhoras receberam a visitante e, após se inteirarem da história, a convidaram para se ajoelhar e orar pela criança.


Após quase uma hora de fervorosas orações e pedidos de intercessão ao Pai, as senhoras já iam se levantando quando a mulher lhes disse:


"Eu também gostaria de fazer uma oração."


Vendo que se tratava de uma mulher de pouca cultura, as senhoras retrucaram:


"Não é necessário. Com nossas orações, com certeza sua neta irá melhorar."


Ainda assim a senhora insistiu em orar, e começou:


"Deus, sou eu, olha, a minha neta está muito doente Deus, assim eu gostaria que você fosse lá curar ela Deus, você pega uma caneta que eu vou dizer onde fica."


A s senhoras estranharam, mas continuaram ouvindo.


"Já está com a caneta Deus? Você vai seguindo o caminho daqui de volta pra Belo Horizonte e quando passar o rio com a ponte você entra na segunda estradinha de barro, não vai errar ta."


A esta altura as senhoras já estavam se esforçando para não rir;
Mas ela continuou.


"Seguindo mais uns 20 minutinhos tem uma vendinha, entra na rua depois da mangueira que o meu barraquinho é o último da rua, pode ir entrando que não tem cachorro."


As senhoras começaram a se indignar com a situação.


"Olha Deus, a porta está trancada, mas a chave fica embaixo do tapetinho vermelho na entrada, o senhor pega a chave, entra e cura a minha netinha. Mas olha só Deus, por favor! Não esquece de colocar a chave de novo embaixo do tapetinho vermelho senão eu não consigo entrar quando chegar a casa...".


A esta altura as senhoras interromperam aquela ultrajante situação dizendo que não era assim que se deveria orar, mas que ela poderia ir pra casa sossegada, pois elas eram pessoas de muita fé, e Deus, com certeza, iria ouvir as preces e curar a menina.


A mulher foi pra casa um pouco desconsolada, mas ao entrar em sua casinha sua neta veio correndo lhe receber.


"Minha neta, você está de pé, como é possível!"


E a menina explicou:


"Eu ouvi um barulho na porta e pensei que era a senhora voltando, porém entrou um homem muito alto com um vestido branco em meu quarto e mandou que eu levantasse, não sei como, eu simplesmente levantei."


E quase em prantos, a menina continuou.


"Depois ele sorriu, beijou minha testa e disse que tinha de ir embora, mas pediu que eu avisasse a senhora que ele ia deixar a chave embaixo do tapetinho vermelho..."


Um pouco de fé, leva-nos até Deus!
Muita fé traz Deus até nós!

terça-feira, 24 de abril de 2012

FAÇA AQUILO QUE TRAZ REALIZAÇÃO...

Você se torna responsável quando age com responsabilidade. Você se torna maduro quando age com maturidade. Você se torna inteligente quando você age com inteligência.
Você se torna confiante quando age com confiança. Você se torna criativo quando age com criatividade.


O que você faria, agora, se fosse exatamente a pessoa que você quer ser? Faça-o e você será essa pessoa. O que você faria se tivesse tudo que sempre quis? Faça-o e você terá tudo isso.


Suas ações definem a pessoa que você é. Vencedores são pessoas que tomam as atitudes específicas que as tornam vencedores. Seja qual for seu desejo, não perca seu tempo tentando alcançá-lo. Em vez disso, “seja” seu desejo, ”realize” seu desejo. Seja uma pessoa capaz de conseguir o que for que você deseje. Faça o que for preciso para alcançar seus desejos.


Não espere a realização aparecer de repente em sua vida. Isso nunca vai acontecer. Em vez disso, faça aquilo que traz realização e você a alcançará.

SEJA DETERMINADO...

Você é capaz de fazer qualquer coisa que se determine a fazer. Na verdade você já está fazendo isso. Sua atual realidade é baseada no que sua mente se determinou a conquistar.


Se você é um pai eficiente, é porque se determinou a isso. Se você é uma pessoa preguiçosa e acima do peso normal, é porque você se determinou a ser assim. Se você está excedendo sua quota de vendas e tem uma renda de seis dígitos, é porque você está determinado a isso.


As coisas que você se determina a fazer controlam a sua realidade. Você faz suas próprias circunstâncias, baseando-se no que espera que elas sejam, no que espera de si mesmo. Espere o melhor de si mesmo, e é isso que você terá. Determine-se a usar seu enorme potencial e isso acontecerá.

VIVA COMO AS FLORES...

"Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" Salmos 34.8

Viva como as Flores.

Como se faz para não se aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes e muitas delas desprezam o amor e a bondade.
Não sinta ódio das que são mentirosas.
Não sofra com as que te caluniam.

Viva como as flores!!!

Elas nascem no esterco,entretanto são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus.
Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora e colocar dentro do seu coração a bondade e o perfume que vem de Deus.

- Isso é viver como as flores!

Lembre-se, você é uma flor do jardim do Senhor Jesus.

Mesmo que alguém lhe odeie e fale mal de você, ame esta pessoa e fale somente o bem dela, pois o perfume está em ti, e que este perfume seja exalado para muitos que estiverem ao seu redor.

...E lembre-se: O Senhor é o Seu Juiz e somente Ele poderá lhe julgar...

sábado, 21 de abril de 2012

"SER AMIGO!"

É o que faz sem perguntar.
É o que acolhe, participa e ajuda.
É o que ouve, aconselha e respeita.
É o que alerta, aplaude e critica.
É o que partilha a alegria e a dor.
É o que desconstrói construindo.
É o que discorda, não do conteúdo, mas da forma.
É ser fraterno, sem ser irmão.
É ser membro da Grande Família Universal.
É fazer mais do que falar.
É não ter dia, nem hora.
É ser o outro, sem deixar de ser você.
É não estar só.
É sonhar.
É saber esperar!


Síntese do amigo, está aqui no ditado popular:
“Para o amigo, tudo! Para os outros, justiça!”

Paulo Goulart

sexta-feira, 20 de abril de 2012

COCHICHO DE DEUS...

"E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas." Apocalipse 1.15


O jovem tinha perdido o emprego e estava meio perdido.
Ficou sabendo de um velho senhor dito como muito sábio por suas palavras sempre conscientes. Então resolveu ir encontrar-se com o velho senhor.
Ao encontrá-lo, o jovem cerrou os punhos e disse em alta voz:




-Implorei à Deus para que dissesse algo para me ajudar. Diga-me, por que Deus não me responde?
O velho senhor sentou-se calmamente à sombra de uma árvore próxima e falou algo em resposta - algo tão silencioso que era inaudível.
O rapaz se aproximou um pouco mais e perguntou, em voz normal:
-O que foi que o senhor disse?


O velho senhor repetiu, mas novamente num tom muito baixo, como um cochicho. Então o rapaz chegou ainda mais perto e se inclinou em direção ao senhor.
-Me desculpe, ele disse calmamente. Eu ainda não consegui escutar.
Com suas cabeças muito próximas, o velho e sábio senhor falou mais uma vez:
-Deus, às vezes, cochicha, então precisaremos estar bem perto dele para ouvi-lo.
Desta vez o rapaz escutou e entendeu.
Todos queremos a voz de Deus como um trovão pelo ar como resposta à nossos problemas.
Mas a voz de Deus, na maioria das vezes, nos vem baixinha...
Um suave cochicho.
Se eu estiver próximo Dele o suficiente, eu escutarei, entenderei e encontrarei minha resposta.
E melhor ainda, me acharei perto de Deus.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CONVITE PARA A ALEGRIA...

A alegria é moça fina e educada.
Só entra em uma casa quando é convidada.
Por isso, não espere encontrar a alegria sentada na porta da sua casa.
Esperando você abrir a porta para invadir a sua morada.
A alegria é livre e só procura quem a deseja.
Então, movimente o dia para buscar pela alegria.
Distribua elogios sinceros, palavras gentis para todos.
Ofereça o seu melhor para cada um,
e quando uma pessoa estúpida devolver-lhe "falta de educação",
imagine um jumento ou uma égua pastando, e sorria.
Cada um realmente só pode oferecer o que possui.
E olha que tem muita gente que não possui um pingo de educação.
Vai!
Convide a alegria para um almoço tranquilo,
ou um jantar romântico a luz de velas,
você, a pessoa amada, a família querida,
ou apenas você que é uma companhia tão agradável.
A alegria só é recatada até ser convidada.
Depois que entra na sua vida fica íntima.
Ri das decepções e te dá a maior força.
Sabe que tudo é passageiro, e que até ônibus atrasado uma hora vem.
E já que já vem, não se espante com uma vontade louca de rir.
A alegria, quando aceita o nosso convite de visita,
manda sempre o seu cartão pessoal,
uma vontade louca de ser feliz.
Convide a alegria para visitar a sua vida.
E quando ela entrar, não a deixe mais sair.
Case-se com ela e seja feliz!

Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke

A PAZ, BEM MAIOR...

Aposte na paz interior como o seu maior tesouro.
Faça dela, o seu maior objetivo, a meta da sua vida.


Conquiste a paz como se fosse o amor da sua vida.
Esforce-se para manter a serenidade e viver sem irritação.
Esse é o segredo da longevidade e da saúde.
Viver cada dia como se fosse único,
preservar o seu fígado com amor.
Viver intensamente a alegria.
Passar rapidamente pela dor.


Aposte no seu bem-estar que custa pouco.
Muitos bens ou muita cobiça podem desvirtuar a sua família.
Família mal estruturada é certeza de dores e preocupações.
É fracasso certo.


Melhor viver com pouco e feliz.
Sabendo que o maior tesouro não se compra, conquista-se,
lute pela aquisição da paz e espalhe-a como semente.


É a sua paz que vale fortunas.
É o deitar e dormir tranquilo.
É o ter tempo para admirar a vida, abraçar os amigos.
Beijar os seus amores, pais, filhos, e aquela pessoa especial.
Aquela que para você é seu ponto de referência.
Aquela onde você é o "alguém" da vida dela.


Paz interior, amor, família, serenidade.
Quer coisa melhor?
Se você ainda busca nos bens materiais o sucesso,
é porque realmente ainda não encontrou a paz.
Porque os bens materiais passam, enferrujam, são corroídos pelo tempo.
Já a paz é a própria eternidade, berço macio, onde adormece o homem,
com alma de menino.


Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 18 de abril de 2012

NÃO JULGUEIS...

"Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. " Romanos 14.13


Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado ... é uma cirurgia de urgência.


Ele respondeu à chamada o mais rápido possível, trocou de roupa e foi direto para centro cirúrgico.


Ele encontrou o pai do menino indo e vindo na sala de espera do médico.


Depois de vê-lo, o pai gritou:


"Por que você levou todo esse tempo para vir? Você não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem senso de responsabilidade?"


O médico sorriu e disse:


"Lamento, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude depois de receber a ligação ...... E agora, eu gostaria que você se acalmasse para que eu possa fazer meu trabalho"


"Acalmasse? Se fosse seu filho que estivesse nesta sala agora, iria se acalmar? Se o seu próprio filho morresse agora oque você iria fazer? ", Disse o pai com raiva


O médico sorriu novamente e respondeu:


"Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia Sagrada" Do pó viemos e ao pó voltaremos, bendito seja o nome de Deus ". Os médicos não podem prolongar a vida. Vá e interceda por seu filho, vamos fazer o nosso melhor pela graça de Deus "


"Dar conselhos é fácil", murmurou o pai.


A cirurgia levou algumas horas e depois que o médico saiu feliz,


"Graças a Deus! Seu filho está salvo! Se você tem alguma dúvida, pergunte a enfermeira!" Disse o medico.


E sem esperar a resposta do pai o medico saiu correndo.


"Por que ele é tão arrogante? Ele não podia esperar alguns minutos para que eu pudesse perguntar sobre o estado do meu filho ", comentou o pai ao
ver os enfermeiros minutos depois que o médico saiu.


A enfermeira respondeu, com lágrimas descendo seu rosto:


"Seu filho morreu ontem num acidente de viação, ele estava no enterro, quando o hospital o chamou para a cirurgia de teu filho. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele saiu correndo para terminar o enterro do seu filho. "


Nunca julgue ninguém, porque você nunca sabe como sua vida é e ao que está acontecendo ou o que eles estão passando.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CANETINHAS...

De todos os sonhos loucos que já tive,
guardo vivo na minha lembrança,
um desejo do meu tempo de criança:
de poder pintar o mundo com canetinhas coloridas.
E com mais de cinco riscos,
desenhar pontes que terminassem com fronteiras humanas.
Onde as pessoas de todos os países e credos,
pudessem atravessar e se abraçarem sem medo.

Pintar rostos tristes.
Desenhar comida que abrandasse a fome,
escrever frases de testemunho vivo dos vencedores,
e apagar o medo dos fracos e dos indecisos.
Desenhar portas onde não se vê saída,
colorir a rua onde você mora,
e na varanda da sua casa, deixar flores multicoloridas,
para lembrar que a vida pode ser da cor que a gente pintar.

Por fim, no meu sonho tão infantil,
desenharia uma cruz vazia,
para redimir o erro do mundo que condenou
"Aquele" que só pregou o amor.
No lugar dos pregos do martírio, uma luz,
para lembrar que pela Terra, um dia passou Jesus.

Que eu não sonhe sozinho o sonho de colorir o mundo...

Paulo Roberto Gaefke

segunda-feira, 16 de abril de 2012

AS ESCOLHAS DA NOSSA VIDA...

Vez ou outra verificamos que profissionais se transferem de um para outro local de trabalho.


Às vezes nos perguntamos se isso tem a ver somente com salários mais altos, mais vantagens econômicas.


E nos surpreendemos quando descobrimos que alguns, simplesmente mudam porque desejam desfrutar de melhor qualidade de vida.


Registramos depoimento de uma jornalista que, não faz muito tempo, se transferiu de emissora televisiva.


Diz que a vida real não são as conquistas efêmeras. Que marido, família, amigos são criaturas que estarão conosco, mesmo quando a empresa não mais fizer parte do nosso cotidiano.


Tendo recebido de sua mãe o conselho de se tornar independente, para não ficar dependendo de ninguém, deu ênfase total à sua carreira.


E nesse afã, relegou para segundo plano o lado emocional. Não se dera conta, então, que para conquistar o seu espaço, vencer como os homens e ter poder como eles, não precisava deixar o seu universo.


Descobriu, agora, que é possível incorporar os dois. Mas, para isso, é necessário ouvir a sua voz interior.


Há 18 anos ela não conseguia ir a um aniversário de amigos, nem jantar com a família.


Não via seu marido a semana toda. Chegava em casa às 2 da manhã. Ele acordava às 7.


Chegou a comprar um quadro branco e colocar no quarto. Ali deixava os recados antes de deitar e encontrava os do marido, ao se levantar.


Na sexta, ele a esperava. Ficavam juntos até às 4 da madrugada. Levantavam tarde no sábado.


E, num piscar de olhos, o sábado tinha acabado. Isso, às vezes. Porque em muitos finais de semana ela estava de plantão.


Foi por isso que ela decidiu largar um emprego excelente em troca de sua felicidade.


Não foi fácil. Foram noites de insônia e tensão. Chorou. Contudo, o apoio do marido a auxiliou a decidir.


Eles se conheceram há apenas 3 anos. Tudo foi muito rápido. Ela o entrevistou e conversaram um pouco, depois. Sobre trabalho, viagens.


Na semana seguinte, ela foi para a França. Em Paris, recebeu um telefonema, no hotel.


Era ele.


Você veio para um congresso? Perguntou.


Não, foi a resposta. Vim convidar você para jantar.


Quatro meses depois estavam casados.


É essa relação especial que ela deseja preservar. E aconselha: Em sua carreira, em suas conquistas, vá com calma. Deixe o homem participar de seu universo. E goste disso.


Encontre o seu ponto de equilíbrio e não tenha medo de lutar por seus sonhos.


A jornalista inclui em seus planos atuais, dedicação ao novo emprego, sem abrir mão da parte pessoal.


Pretende se tornar mãe.


Afirma que está feliz e consegue, hoje, depois de três anos de casada, ir ao cinema à noite com seu marido.


Você somente será feliz se o amor fizer parte da sua vida. Você pode amar a sua profissão, dedicar-se de forma total, conseguir sucesso e fama.
Poderá ter poder e dinheiro.
Mas, se não tiver alguém para amar e alguém que o ame, não se sentirá verdadeiramente realizado.
Ninguém vive sem amor. Amor de esposa, irmã, de uma mãe. O carinho de amigos. A ternura de alguém.
Um momento para amar. Uma criança. Um idoso.
Um momento para receber a gratidão, o carinho.
O amor é condimento indispensável à vida.

Redação do Momento Espírita com base em depoimento da jornalista Ana Paula Padrão, intitulado As escolhas da nossa vida.

domingo, 15 de abril de 2012

DEBAIXO DO SOL...

Para os grandes tormentos,
não adiantam o choro e nem o lamentos.
Melhor um abraço amigo e a mudança dos sentimentos.

Para a tristeza profunda,
não adiantam palavras emocionadas.
Melhor o silêncio acolhedor do abraço.
que a alma inunda.


Para secar as lágrimas da decepção,
não adiantam lenços e nem comoção.
Melhor o amparo fraterno da oração.


Para restituir um direito atacado,
não adiantam leis e nem mandados.
Melhor a justiça sendo feita em tempo bem rápido.


Para alimentar a família com dignidade,
não adiantam esmolas e bolsas sociais.
Melhor o emprego justo e o bom salário.
Direito do cidadão, dever da sociedade.


Para falar de amor,
não adiantam as belas canções ou rimas perfeitas.
Tudo a boca pode falar, inclusive mentiras.
Melhor o coração disparado e os olhos nos olhos,
que tudo podem revelar e o amor entregar.

Para todas as dores e amores não correspondidos.
Não adiantam belas frases feitas, nem tapinha nas costas.
Melhor é saber que depois da noite vem o dia,
e logo depois do dia, a noite volta,
num indo e vindo infinito, mesmo com a sua revolta.

Porque debaixo do sol se aprende,
que por pior que seja o tormento,
nada vem de graça.
Mas fica a certeza, de que tudo,
absolutamente tudo, um dia passa!

Paulo Roberto Gaefke

A FORÇA DA SUPERAÇÃO...

Não se preocupe em parecer tolo ou tola com o uso da fé.
Muitas provas na vida de muitos heróis da fé pareciam tão tolas.
Mas, na verdade, eram do exato cumprimento do que eles poderiam oferecer.
Ninguém em sã consciência vai pedir para um enfermeiro fazer a cirurgia.
Nem mandar o aspirante a piloto fazer uma viagem sozinho no Boeing.
Por isso, a sua tarefa, a sua dificuldade é sob medida para a sua capacidade.
Lógico que isso não impede do enfermeiro fazer medicina e especializar-se.
Nem tampouco, o piloto em treinamento tirar o brevê e tornar-se comandante.

Mas, agora, nesse exato instante,
a sua prova, que por vezes você acredita ser maior que você,
na verdade é exatamente o que você precisa passar e pode superar.
Veja que eu não falei em "suportar".
Muita gente "esperta" em seus discursos bonitinhos fala em suportar as provas.
Eu acredito mesmo é na SUPERAÇÃO.

Assim, se a bola veio quadrada, você pode chutar que ela vai arredondar um dia.
Se todo dia você recebe um limão azedo da vida, junte-os.
Logo mais darão uma saborosa limonada.

O que não dá para fazer é ficar num canto,
triste, sentindo-se a "pipoquinha esquecida"
e abandonada no chão do cinema.
Porque isso só leva ao esmagamento da "pipoquinha".
O olhar para a frente, ainda que embaçado pelas lágrimas,
traz um conforto, um alívio para a alma e uma direção.

Vai, levanta e arruma um bom sonho para sonhar.
Enquanto isso, prepare as malas para uma grande viagem.
Viagem rumo ao seu "eu" que grita por mudanças.
Chega de pensar pequeno, de sofrer por antecipação.
É tempo de sentir-se capaz. Tempo de valorização.
É o seu tempo. Hoje, agora e não dá para esperar.
Nem pode desanimar.
Pode muito mais, se aprender a se amar.
É tempo de conquistar!

Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TEMPO DO TEMPO DE VENCER...

Todos os dias, acredite, uma porta imensa se abre para você.
São oportunidades capazes de transformar qualquer vida.
Assim, vemos pessoas simples revolucionando o mundo com novos inventos, conceitos, maneiras de fazer o de sempre com um jeitinho especial.
Gente que abandona tudo para vender pastel nas ruas, bolos com sabores exóticos, ou um simples e delicioso bolo de fubá.


Vendedores que acabam comprando a empresa, auxiliares que chegam a presidência do lugar. Estagiários que galgam cargos poderosos.
Gente que até ontem vendia o pão para poder jantar, e hoje janta nos lugares mais chiques da cidade.


Ali mesmo vai uma pessoa que ainda ontem morava num barraco de pau a pique no lugar mais escondido e sujo da cidade e hoje mora em um bairro nobre logo ali.


O que faz esse povo ser diferente?
Primeiro, as pessoas que alcançam o sucesso são visionárias e ativas. São pessoas que mal tem tempo para reclamar da vida, das pessoas, das coisas em si. São aqueles que galgam um degrau e já pensam no próximo.
São aquelas pessoas que todos os dias estão pensando em como fazer melhor o que fazem hoje.


São aqueles que procuram de uma forma ou outra instruírem-se, mesmo quando não tiveram oportunidade de estudar. Ainda assim, leem jornais, ouvem noticiários e não perdem tempo com fofocas.
Pode ver, onde tem rodinha de funcionários falando dos outros, encontramos quase sempre os frustrados, os rebaixados, os que não conseguem subir. E porque não sobem?
Por que perdem tempo com o “nada”, cuidando de coisas que não lhes dizem respeito.


Por isso, alma querida, preste atenção:
“Não importa qual é a sua condição agora, nem a situação que você está vivendo, eu quero saber qual é o seu OBJETIVO!
Qual é a sua meta?


Entenda:
- Pagar dívidas não é meta!
- Arrumar um(a) companheiro(a) não é meta.
- Arrumar emprego não é meta.
Meta é aquele projeto de vida, o estilo de vida que você deseja ter.
- a casa própria, ainda que simples ou a mansão,
- o curso de pós graduação aqui ou no exterior,
- a carreira que você escolheu,
- a lojinha de roupas ou a cadeia de lojas.


Qual é o seu Objetivo e quais são as suas metas?
Enquanto você não definir isso, vai continuar andando em círculos, aparando migalhas aqui e ali. Quem sabe, sendo convidado para a rodinha dos que discutem a vida dos outros. Por favor, ainda que não tenha um objetivo, não aceite esse convite. Esse realmente enterra a vida.


E quando conseguir o seu objetivo, lute por ele. Não olhe para o tamanho dos problemas e nem das dificuldades, olhe para a sua sombra nas ruas logo pela manhã, onde elas ficam enormes, como a sua capacidade de vencer.
Creia, a porta que você quer já está aberta.


Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 11 de abril de 2012

KAIZEN: FOCO NA GESTÃO DE SI PRÓPRIO...

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro, promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior".
Dalai Lama


GESTÃO DE SI PRÓPRIO


Kaizen é um verdadeiro foco na gestão de si próprio.
É uma palavra japonesa que quer dizer "melhoria contínua".
Outro dia recebi uma história muito interessante, chamada "O Tesouro de Bresa", onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro.

Para descobrir o segredo, a pessoa tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas começam a surgir oportunidades na vida do sujeito, e ele lentamente começa a prosperar.

Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta.

No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.

O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência.

Vejo com frequência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas. Os piores são os que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar.

Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. A acomodação é o maior inimigo do sucesso!!! Por isso dizem que a viagem é mais importante que o destino. "O que você é" acaba sendo muito mais importante do que "o que você tem". A pergunta importante não é "quanto vou ter?", mas sim "no que vou me transformar?". Não é "quanto vou ganhar?", mas sim "quanto vou aprender?". Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje.

Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos.

O porteiro do meu prédio vem logo à mente. É porteiro desde que o conheço. Passa 8 horas por dia na sua sala, sentado atrás da mesa. Nunca o peguei lendo um livro. Está sempre assistindo à TV, ou reclamando do governo, do salário, do tempo. É um bom porteiro, mas em todos estes anos poderia ter se desenvolvido e hoje ser muito melhor do que é. Continua porteiro, sabendo (e fazendo) exatamente as mesmas coisas que sabia (e fazia) dez anos atrás. Aí reclama que o sindicato não negocia um reajuste maior todos os anos.
Nunca consegui fazê-lo entender que as pessoas não merecem ganhar mais só porque o tempo passou. Ou você aprende e melhora, ou merece continuar recebendo exatamente a mesma coisa.

Produz mais? Vale mais; ganha mais.
Produz a mesma coisa? Ganha a mesma coisa.

É simples. Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro. É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos perdem tudo. Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta ao bolso de alguns poucos.

Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é. Como diz o Jim Rohn, no que ele chama do grande axioma da vida: "Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje".
Esse deveria ser o foco da sua atenção. Não é preciso saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos. Melhore 1% todos os dias (o conceito de "kaizen"), em diversas áreas da sua vida, sem parar. Continue, mesmo que os resultados não sejam imediatos e que aparentemente/superficialmente pareça que não está melhorando. Porque existe, de acordo com Rohn, um outro axioma... o de não mudar:
"Se você não mudar quem você é, você continuará tendo o que sempre teve".

José Caldas