Páginas

domingo, 11 de novembro de 2007

O VINHO...


"Por que vou levar uma garrafa do meu melhor vinho? Vou levar uma garrafa de água, já que no meio de tanto vinho o meu não fará falta..."
Na Itália, numa aldeia das montanhas, os camponeses durante a Idade Média, tinham o hábito de anualmente fazer da colheita uma festa.
Esta festa era esperada com muita ansiedade por todos, comemorada com tudo o que tinham direito na época e comentada ao longo do ano.
Para essa festa, todo morador da aldeia contribuí¬a com uma garrafa do melhor vinho de sua fabricação onde cada um despejava num grande barril na praça central da aldeia.
O ponto alto da comemoração era a abertura do barril, solenidade que atraía gente de todos os lugares que vinham degustar o famoso vinho, resultado da somatória de muitas garrafas de vinho selecionado.
Certa vez, um dos moradores que há muitos anos participava da festa pensou: - "Por que vou levar uma garrafa do meu melhor vinho? Vou levar uma garrafa de água, já que no meio de tanto vinho o meu não fará falta... "Quando chegou a sua vez de despejar o seu "vinho", fez de forma disfarçada para que os outros não percebessem. No momento culminante da festa, a abertura do barril, todos estava lá com suas canecas prontos para saborear o famoso vinho. Qual não foi a surpresa, na abertura da grande torneira, dela só saia água... Eram litros e litros de pura água...
Todos os moradores tinham pensado a mesma coisa: "Por que vou levar uma garrafa do meu melhor vinho, se no meio de tanto não fará falta?".
Muitas vezes somos tentados a pensar dessa forma.
É preciso fazer a nossa parte, isto não tem importância e talvez nem seja notado, pois há tantas outras pessoas ao nosso redor.
O que aconteceria se no mundo todos pensassem que sua parte não fará falta?
Por isso por menor que seja a nossa atitude ela é essencial quando nos colocamos a disposição para ajudar alguém.
Muitas vezes depende apenas de um gesto muito simples: um olhar, um sorriso ou uma mão estendida.
Não vamos esconder o "nosso melhor vinho", e sim dar o que temos de mais precioso para edificação do irmão.

Nenhum comentário: