Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

OS CINCO PASSOS PARA A PREPARAÇÃO EMOCIONAL...


Você sabe lidar com as suas emoções? Se você é muito impulsivo e por mais que se esforce tem dificuldades em lidar com as emoções diárias, provavelmente você não sabe gerenciar suas emoções. E sabe por quê? Porque aprendemos o que é certo e errado, esquecendo-nos de que para lidar com as emoções são necessários 5 passos fundamentais para adquirirmos a inteligência emocional.
A maioria das pessoas entende que a tristeza, raiva, infelicidade e mau humor são sinais de fracasso ou desastre em suas vidas. De fato não são bons sinais, mas considerá-los o grande terror não irá resolver a ansiedade de nos livrarmos desses sentimentos.
Você cresce acreditando que ter mau humor corresponde a uma atitude má e fora do padrão. O mau humor não é um bom sentimento, mas faz parte da vida cotidiana da maior parte da população, o que não pode ocorrer é que esse mau humor se torne diário, freqüente e atrapalhe a sua vida pessoal e profissional. Hoje enfrentamos um mercado de trabalho muito competitivo, uma verdadeira agitação desde o momento em que nos levantamos até o adormecer, enfrentamos diversas situações no decorrer do dia que vão gerando sentimentos e emoções contrárias ao que desejamos sentir e manter.
A pressão do trabalho, dos afazeres domésticos, os estudos, cursos e outras atividades, desencadeiam um processo de ansiedade, que por sua vez irá originar a famosa síndrome do século XXI, o “estresse”.
Podemos também chamá-lo de Síndrome da Pressa. O homem do século XXI se vê diante da necessidade de ir a busca da própria sobrevivência e de sua família, passa a pertencer a um mundo globalizado, competitivo e consumista, buscando viver dentro desses padrões impostos pela sociedade, desencadeando a sua insatisfação e logicamente a sua infelicidade.
É possível o homem ser feliz diante de tantos problemas e sofrimentos? Como ficar satisfeito e saber administrar as suas emoções com tantos desafios diários a enfrentar?
Pare para refletir por alguns instantes:
Como vai a sua vida? Ela está como gostaria que estivesse? Poderia estar melhor? Como andam as suas emoções? Você é sensível? Você é muito racional? Qual a vantagem de se ter o controle emocional?
Dentro desse contexto, abordarei com você os 5 passos para a preparação emocional, onde você desenvolverá técnicas que o ajudarão a ser racional, mas com sentimento.

1º Passo – Empatia - É a capacidade de se identificar com a outra pessoa, é procurar sentir o que ela esta sentindo, é aprender o modo como ela aprende, enfim se colocar no lugar da outra pessoa, querer o que ela quer.
Quando isso ocorre você também está controlando as suas emoções de forma racional e com sentimento.
Você deve usar a empatia também nos piores momentos ou situações, isso é saber controlar e administrar as suas emoções. É saber ser racional mas com um diferencial importante e fundamental, com sentimento.
Usar a empatia é entender o outro quando se comporta de forma agressiva, melancólico, agitado, insatisfeito e revoltado. É saber se posicionar sem fazer nenhum julgamento. Apenas compreender os fatos, acontecimentos com tranqüilidade e sentimento.

2º Passo – Ter novos padrões de pensamentos - É o homem que faz a vontade e não o contrário. Desde que nascemos vamos adquirindo crenças e valores do meio onde vivemos, muitas das vezes que não condizem com a nossa realidade. Mas o que é realidade? Quando criamos uma realidade passamos a vivê-la como experiência de vida, acreditando que aquele momento é sua realidade, mas nem sempre é dessa forma. O homem pode criar sua realidade o tempo todo, viver experiências com novos padrões de pensamentos, isso quer dizer, renovar-se constantemente em busca do seu crescimento e evolução como ser humano e como ser energético. Aprender a ter novos padrões de pensamentos é criar novos hábitos saudáveis de vida, aprender a viver a vida com alegria, prazer, vontade e muito amor. É gostar de si mesmo e sentir-se bem em qualquer lugar. Rever crenças e valores que não são seus e que na atual realidade não trazem nenhuma felicidade a você. Mudar os pensamentos negativos para pensamentos positivos, isso é criar novos padrões de pensamentos.

3º Passo – Flexibilidade para mudanças – Quantas pessoas vivem a mesma vida sem questionar e apenas segue padrões estabelecidos pela família, sociedade, trabalho, religiões e no ambiente em que vivem. Aprenderam a abaixar a cabeça e dizer sim o tempo todo. Não questionam, não sabem dizer não para as pessoas, não querem ser excluídos do meio de sua realidade. A necessidade de serem aceitas no meio em que vivem de forma inconsciente as levam a aceitar padrões que não condizem com a sua verdadeira realidade. Dentro de nós tem um mundo que precisa ser explorado, lá nesse mundo há poderes infinitos que podemos acessar.
A esses poderes dou o nome de recursos internos, sempre que preciso deles eu os trago para a minha realidade. Esses recursos são importantes para o equilíbrio e o sucesso na vida. Quando acessamos o nosso poder interno, permitimos exteriorizar os nossos dons, talentos, encantos, magias, alegria, saúde, paz, amor e a felicidade que tanto buscamos no mundo externo, quando na verdade está dentro de nós mesmos. Ser flexível é se permitir mudar e renovar constantemente, buscar o autoconhecimento e se capacitar como ser humano o tempo todo. É aprender a respeitar os seus limites sem sentimento de culpa. É valorizar-se e dizer o não quando for necessário sem medo de ser excluído do meio social. É estar apto para as mudanças acreditando nos resultados que agregarão às suas experiências e se não der certo, não tem problema, é só recomeçar novamente, isso é ser flexível e saber lidar consigo mesmo e com todos em sua volta.

4º Passo – Atividade física - Os exercícios são importantes para o condicionamento físico, promover a saúde e o bem estar do ser humano. O homem não pode ficar parado, é importante estar em constante movimento para a liberação das energias. São inúmeros os benefícios com a atividade física, eleva a auto-imagem, melhora a postura, aumenta a produtividade no trabalho, fica menos propenso às doenças, combate o estresse e a indisposição e promove a qualidade de vida.

5º Passo – Meditação - É domar a mente e trazê-la à compreensão da realidade. Requer um processo lento e gradual de ouvir e ler explicações sobre a natureza das coisas; pensar e analisar cuidadosamente esta informação; e finalmente transformar a mente através da meditação. A meditação é uma atividade da consciência mental. Ela envolve uma parte da mente observando, analisando e lidando com o resto da mente. A meditação pode tomar várias formas: concentrar-se em um objeto (interno), tentar compreender algum problema pessoal, gerar um amor alegre por toda a humanidade, rezar a um objeto de devoção, ou se comunicar com a nossa sabedoria interna.
Seu objetivo final é despertar um nível muito sutil de consciência e usá-lo para descobrir a realidade direta e intuitivamente.
Há muitas técnicas diferentes e muitas coisas com as quais a mente deve se familiarizar. Entretanto, a meditação não é simplesmente uma questão de se sentar em uma determinada postura ou de respirar de um modo específico, é um estado associado.
Podemos meditar enquanto estivermos trabalhando, caminhando, andando de ônibus ou cozinhando.
Um meditador estava cortando madeira e um outro atingiu a concentração enquanto estava limpando a sala de seu professor. A ciência também tem comprovado que a meditação diária reduz a taxa de colesterol nas pessoas.
Cardiologistas do mundo inteiro orientam seus pacientes hipertensos a praticarem a técnica de meditação como forma de relaxamento, bastando apenas 15 minutos diários.
A meditação é uma técnica simples, com custo zero, saudável e ótima para gerenciar emoções.

Artigo publicado por Fabiana Barbosa, Psicanalista, Psicoterapeuta Holística, Parapsicóloga, Palestrante, Consultora de Empresas, Gestora de Pessoas e Inteligência Emocional, Psicoterapeuta Junguiana e Diretora do Instituto Polimento do Ser.

Nenhum comentário: