Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O ÓCIO É UM GRANDE COMPANHEIRO...


Tomar um banho sem pressa, deitar, fechar os olhos, ouvir uma boa música são excelentes modos de descontrair e aliviar a tensão. Dedicar-se à leitura de um livro interessante, assistir a um filme – em casa ou no cinema –, preparar uma refeiçãozinha caprichada e especial ou jantar fora, ligar para um amigo que não visitado há tempos, desenhar, pintar, colecionar selos, escrever, entregar-se à modelagem, ou seja lá o que você gosta de fazer... As possibilidade são inúmeras.

Caso você não saiba exatamente o que fazer, depois de arranjar um tempo livre, faça o óbvio: tentativas. Lembre-se de alguma atividade de que gostava na infância, quando adolescente, na época da faculdade,... e procure retomá-la. Além do benefício orgânico, você terá o benefício psicológico de estar resgatando sua própria história. Muitas lembranças virão, e revivê-las, mesmo as mais dolorosas, ajuda no autoconhecimento, na auto-avaliação, na consolidação ou na transformação de referenciais.

Cultive um hobby. Faça dele seu parceiro de ócio, das brincadeiras, no momento mágico de deixar de levar a vida tão a sério. Além de relaxar e dar prazer, o hobby funciona como uma ginástica mental... ajuda a prevenir o envelhecimento... Enfim, ocupe-se com o que lhe faz bem. Cultive pensamentos positivos, faça coisas construtivas, boas para a sua vida. Dê-se esse presente. Você merece.

Dr. Artur Zular, no livro "Sucesso sem stress"

Nenhum comentário: