Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

“OS MÉTODOS DE ADMINISTRAÇÃO DE JESUS” – parte I

Caiu nas minhas mãos um livro de Bob Briner um empresário e escritor e por sua formação cristã, teve a capacidade de unir os ensinamentos de Jesus aos acontecimentos no mundo empresarial.
Independente de sua crença, vale muito a pena ler este livro onde ele diz que “Com 12 executivos, Ele criou a maior empresa do mundo”.
Como presidente, Jesus com seus executivos-apóstolos estabeleceu a missão, visão e valores da empresa e provavelmente, pela brilhante e simples definição alcançou os resultados esperados e até hoje, a empresa permanece cumprindo sua função, mesmo sem seu criador.

Resumirei o livro e farei algumas considerações em partes para que o post não fique tão longo. Segue a Parte I:

TENHA UM PLANO - Jesus tinha um plano, sabia onde queria chegar e obedeceu fielmente a ele, mesmo sabendo que isso custaria sua vida. Muitas empresas não fazem planos, pois não conseguem visualizar o ponto de chegada, o resultado que desejam alcançar; por isso, vão vivendo ao acaso, levadas pela maré.
Aprendizado - Determine as metas de sua empresa e elabore um plano para atingi-las, você será muito mais produtivo ao focar nas atividades necessárias para concretizar seu plano.

ESTEJA PREPARADO – Jesus se preparou por trinta anos para executar seu plano. Não temos todo esse tempo apenas para nos preparar, afinal o mercado cada vez é mais rápido, mas ao determinarmos as metas, precisamos buscar um processo de autoconhecimento e de conhecimento da empresa para entendermos os pontos fracos e pontos fortes para buscar capacitação ou outro tipo de recurso de que necessitamos para cumprir nosso plano e agarrar as oportunidades.
Aprendizado - Analise seu plano, as tendências de mercado e busque recursos para atendê-los. Quando a oportunidade aparecer e se você estiver preparado, tenha certeza de que saberá aproveitá-la. De nada serve uma onda fantástica no Havaí, se você não souber surfar, aí é melhor ficar na piscina do clube.

ESCOLHA SEUS PRÓPRIOS COLABORADORES – Jesus não delegou essa função a outra pessoa, pois já que trabalharia diretamente com ele, precisaria conhecê-los e acreditar que cada um faria seu trabalho como ele queria. Até Judas que o traiu fazia parte do plano, não foi uma escolha aleatória e equivocada. É comum nas empresas, líderes pegarem equipes já montadas e enfrentarem problemas de relacionamento, pois um achou que iria ser o líder e começa a boicotar o que chegou, alguns ficam “ressabiados” com o novo chefe, outros gostaram do “outro” e assim por diante. E a empresa não dá a opção para o líder de formar sua equipe e diz: “Você tem que se adaptar.”
A dificuldade de se colocar nos eixos e o tempo gasto para se começar a ter resultados é muito maior do que se pudesse ter uma conversa clara e franca e colocar as pessoas certas nos locais certos.
Aprendizado - Tenha coragem de formar sua equipe para ter os resultados esperados. Se quiser ser eternamente bonzinho, talvez terá resultados bonzinhos!

PARA PREENCHER UM CARGO-CHAVE, ELIMINE TODOS OS OBSTÁCULOS - Saulo de Tarso que viria ser o apóstolo Paulo foi recrutado por Jesus e logo se tornou um dos grandes homens-chave, pois era um grande levantador de fundos, desbravador de novas frentes, fiel e profílico disseminador da mensagem. Apesar de ter chegado após vários apóstolos que acompanhavam Jesus há anos, teve uma ascensão rápida pela sua competência e pelos resultados que apresentava. Nas empresas, hoje muitos talentos são desperdiçados, pois ainda em algumas, há o paradigma do tempo de casa, do relacionamento pessoal. Temos que pensar nos resultados e quais as pessoas que possam nos levar a eles. Não quero dizer que devemos desprezar aqueles que estão conosco há anos, mas devemos utilizar suas competências onde são necessárias e não ter como base o tempo de serviço ou de amizade.
Aprendizado – Primeiro, estabeleça suas metas e o plano. Defina as pessoas que serão chave para o alcance do resultado pelas suas competências e entrega.

Aguarde a Parte II.


http://valerianakamura.wordpress.com/

Nenhum comentário: