Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2008

OS CINCO "ÉSSES"...


Durante a década de 60, os japoneses em sua reestruturação pós-guerra, com o grande crescimento industrial, foram buscar na filosofia do Bushido (lê-se bushidô), um código de princípios morais não escritos, mas que foram passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa e que se resumem em disciplina e harmonia.
É a cultura dos 5 S: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Essa mensagem é um convite para você colocar essa filosofia na sua empresa chamada "vida", aquela em que você é o sócio majoritário e responsável pelo sucesso ou fracasso da mesma.

Por isso SEITON é o primeiro convite: significa deixar tudo em ordem, ou o "senso de organização". É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário.
Na nossa empresa "vida", na parte "material" SEITON significa arrumar suas gavetas, organizar seus livros, ter uma agenda com os telefones que importam e ter o desâpego com o que não serve mais. Aposto que você tem coisas que guardou apenas por guardar, jurando que um dia iria usar, e nunca usou... e nem vai usar: jogue fora!
Na parte emocional, que é fundamental, O SEITON significa reorganizar pensamentos, reciclar idéias, colocar ordem nos seus desejos. terminar o que começou e não começar outra coisa antes de finalizar a anterior. Livre-se dos papéizinhos de bombom daquele "amor" que não deu certo, bilhetinhos de quem já partiu e não voltou, e tudo que te amarre ao passado. Novos planos, nova vida!
SEIRI, se refere a evitar o que for desnecessário, ou o "senso de utilização. Já separamos o que precisamos para a nossa "empresa vida" e agora vamos doar, dar, descartar o que não nos interessa mais. Imagine os livros do útimo ano escolar, ao invés de juntar poeira na sua estante poderiam estar na carteira de outro estudante, e no espaço vazio da sua estante, um novo livro, uma nova informação. Assim também devemos fazer com nossos pensamentos, os mais antigos, as velhas preocupações, devem ser deixados na lata de lixo do tempo, e reciclados diarimente por novos ideais e idéias, principalmente de solidariedade.
SEISO: significa manter limpo, ou o "senso de limpeza". Começamos o processo de limpeza da nossa "empresa vida". agora precisamos cuidar para que fique sempre limpo. Ou seja, frequentar uma igreja, um grupo de orações, um grupo de fraternidade, um grupo de estudos, ajudar em uma entidade social, participar de boas palestras, seminários, cursos, aprender uma nova língua... tudo isso areja e mantém limpo o nosso espírito.
SEIKETSU: zelar pela saúde e higiene, ou "senso de saúde e higiene. No lado emocional, busque tempo para o seu lazer, para fazer o que gosta. Ler um bom livro, passear com filhos, amigos, namorar, andar pela praça ou shopping, fazer tudo ou nada, mas sempre com alegria. A alegria é a maior zeladora da nossa saúde. sem ela é impossível ser feliz.
Agora que você tem o conhecimento dos 5 "S" é só começar a praticar na sua vida. Coloque disciplina no seu dia e vigie os seus pensamentos, a estabilidade e a paz serão suas companheiras sempre!
Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário: