Páginas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CRIATIVIDADE, VOCÊ A TEM, USE-A!


“...não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” – Bíblia, livro de Romanos, capítulo 12, parte do verso 2.

Todos nós recebemos um dom natural de Deus, que é a criatividade. Em geral, a tolhemos, por temermos sermos considerados ridículos, ou não querermos correr riscos e fracassar no uso de novas experiências.
Desprezar este dom, e não utilizá-lo, é um grande desperdício, pois jogamos fora a oportunidade de prestarmos um grande serviço para nossos semelhantes. Quando deixamos de buscar algo novo, ficamos habituados à rotina da vida e do trabalho, e nos tornamos indiferentes e potencialmente preguiçosos. Não corra este risco!
Mas como despertar a criatividade, e usá-la em proveito e benefício de nossas atividades ou de nossa carreira profissional?
1. Comece explorando suas próprias habilidades, idéias e experiências para inventariar seu potencial. Quais foram suas realizações? De que forma você tem contribuído para ser original e criativo?
2. Relacione-se com os que o cercam de modo mais interativo. Ouça, capture idéias, seja sensível.
3. Dê tempo para gerar criatividade - se puder, de vez em quando vá a pé para o trabalho, em vez de carro, analisando a paisagem, as pessoas. Idéias não surgem do nada, mais se originam de uma mente aberta e atenta. Anote-as imediatamente!
4. Relacione suas experiências profissionais com sua utilidade para as pessoas: em que poderia inovar na forma de utilizar o que sei, conheço e ajo? Se tivesse que começar do zero em suas atividades, o que faria diferente?
5. Seja flexível: se for o caso, saia do marasmo e da mesmice (“há anos que todo mundo faz isto desta forma...”). Faça perguntas: uma dúvida pode trazer inúmeras oportunidades de gerar idéias!
6. Improvise, procure não focar excessivamente seu trabalho nas rotinas e nos materiais disponíveis. Saia da rotina de vez em quando!
7. Escreva todas as possíveis soluções para determinado problema. Não descarte uma idéia, só porque lhe pareceu inaplicável ou excessivamente simples. Soluções criativas podem surgir de variações de idéias originalmente consideradas inexeqüíveis ou simplistas.
8. Leia! O livro mais criativo do mundo é a Bíblia. Explore-a com sede de conhecimento, questionando, pesquisando e anotando suas observações e considerações: como? onde? por quê? quem? de que forma? quais os personagens envolvidos? como se aplica esta passagem para mim? o que devo mudar?
9. Interaja com pessoas fora do seu local de trabalho, como voluntários em causas sociais, jovens, donas de casa, estudantes. Dê atenção especial às crianças, os seres mais criativos que existem - sempre há o que aprender!
Se você é um líder, para despertar criatividade em seus liderados, seguem algumas recomendações:
- Estabeleça um ambiente de confiança, interesse e aceitação. Não seja o "sabe-tudo", deixe espaço para eles!
- Dê oportunidades para seus liderados se expressarem. Pior que “perder tempo” escutando, é não ter motivação para inovar.
- Ofereça variedade de materiais, métodos ou recursos. Não fique na mesmice!
- Ouça os comentários sobre as atividades do grupo, mesmo que incompletos ou incorretos, e, quando o caso, extraia da crítica a essência dos fatos.
- Convide-os a escrever sobre suas experiências, expressando o que pensam, sentem e crêem.
- Demonstre estar aberto a assuntos diferentes - isto pode indicar novas necessidades e oportunidades para o grupo.
- Incentive-os a pesquisarem, lerem e terem novos hábitos.
Júlio César Zanluca

Nenhum comentário: