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terça-feira, 14 de julho de 2009

OUVIR COM EMPATIA...


A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender; elas ouvem com a intenção de retrucar.
Estão sempre falando ou se preparando para falar; filtram tudo através de seus próprios paradigmas e lêem sua autobiografia na vida das outras pessoas.
São pessoas que quando ouvem algum relato dizem prontamente:
“Ah! Sei exatamente como você se sente! Já passei por isso também.
Vou contar o que aconteceu comigo...”.

Já a escuta empática é a escuta com a finalidade de compreender.
Ou seja, primeiro compreender, realmente compreender.
A empatia não é igual à solidariedade.
Não significa concordar incondicionalmente com alguém, mas compreender alguém profundamente, tanto no plano emocional
quanto no intelectual.
A escuta empática significa muito mais do que registrar, repetir ou mesmo entender as palavras que estão sendo ditas; significa ouvir também com os olhos e o coração.
Você ouve procurando entender o significado, o sentimento; ouve para compreender.
Quando você ouve com empatia, você compreende o que acontece; depois você pode se concentrar na solução do problema ou nos conselhos que tem a dar.
É difícil procurar primeiro compreender, diagnosticar, antes de receitar uma solução.
É muito mais simples oferecer logo uma solução que vem servindo a você há tanto tempo, sem se preocupar se ela serve ou não à outra pessoa.
Portanto, por mais difícil que seja, procure primeiro compreender antes de aconselhar.
Esse é um princípio correta que se manifesta em muitas áreas da vida.
É a marca registrada de todos os profissionais de verdade.

(texto de Stephen R. Covey no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)

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