Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

AUTO COMPAIXÃO...


Auto compaixão é que um chicote moral Enfraquece o indivíduo de tal maneira, que quanto mais ele se bate, menos se esforça para sair da dor.
Chega-se a um determinado estágio onde uma pessoa se ausenta do mundo, cobra atitudes que, que cobra responsabilidades e parece-lhe que é impossível viver.
Chamamos esse estágio de depressão.

Por isso, devemos procurar Evitar esse estágio, permanecendo alertas contra os pensamentos repetitivos de auto-censura e principalmente, Evitar O papel de vítima das circunstâncias infeliz.

Aquele que perdeu tudo na enchente, pode chorar e DEVE, MAS DEVE em determinado momento, o mais rápido possível, enxugar o piso e as lágrimas.
Buscar soluções, por mais difícil que Parecer POSSA.
Sempre haverá um Estender a mão para amigo, um parente que se importa, uma ajuda do governo ou o que valha para "recomeçar".

Assim, em todas as calamidades, Sejam elas "pequenas", como nossos problemas sentimentais, que não viram manchete nos jornais, a menos crimes passionais virem que, enormes Sejam, como terremotos ou tsunamis, resta aos que sobreviveram, o agradecer pela oportunidade de estar aqui,
de um poder refazer sua história, ainda que mais um faltando pedaços ou ...

Cuide então das palavras que você anda por ai verbalizando:
• Estou desesperado!
• Estou no fundo do poço!
• Não aguento mais a vida!
• Não suporto mais sofrer!
• Ninguém me ama, ninguém me quer.
• Comigo é sempre assim ...


Todas são "poderosas lenhas" para aumentar o fogo do desânimo, que acabam Reduzindo as suas Forças ao nada.
Você realmente se sente o "último biscoito do pacote esmagado", aquela primeira fatia do pão de forma que ninguém quer ...

Em toda e qualquer situação, seja o anúncio de uma doença grave, uma perda de um ente querido, uma ruptura de um relacionamento de anos, em todas, sempre haverá uma nova visão, uma porta que se abre para uma maneira diferente de encarar uma vida ou a morte.

Só não se perca em lamentações, em se fazer de vítima que não é.
Enfrente o problema, vença o desafio de superação que se apresenta, depois da curva da miséria,
uma riqueza de descobrir capacidades que não conhecíamos, força que julgávamos ter Não é isso, por mais incrível que pareça, é a plenitude, a verdadeira felicidade que bate a porta, como arco-íris que surge depois da tempestade, ou cheiro de terra molhada que faz uma alma sonhar ...

Você vai vencer, se já for interiormente feliz, não com o que PODERÁ ter ou conquistar, mas apenas com o que você já é: um ser de luz!
Eu acredito em você e na sua Capacidade de superar-se!

Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário: