Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DIMENSÕES DO GANHA/GANHA...


Pensar em ganha/ganha é o hábito da liderança interpessoal. No relacionamento com os outros, esse hábito envolve o exercício de cada um dos diversos dons humanos – autoconsciência, imaginação, consciência e vontade independente. Implica em aprendizado mútuo, influência mútua e benefícios mútuos. Para criar esses benefícios mútuos, exige-se muita coragem, particularmente se estamos interagindo com pessoas profundamente afetadas pelo ganha/perde.

É por isso que esse hábito inclui princípios da liderança interpessoal. A liderança interpessoal eficaz exige visão, iniciativa, segurança, orientação, sabedoria e poder.

O princípio ganha/ganha é fundamental para o sucesso de todas as nossas interações e abrange 5 dimensões interdependentes da vida. Ela começa pelo caráter, passando para os relacionamentos, dos quais derivam os acordos. Estes se alimentam de um meio onde a estrutura e os sistemas se baseiam em ganha/ganha.

O caráter é a base do ganha/ganha; todo o resto se apóia nessa base. E há três traços essenciais do caráter para o paradigma ganha/ganha:

- integridade: que é o valor que damos a nós mesmos, e através dos quais identificamos nossos valores, organizamos nossa vida e agimos a partir deles;

- maturidade: que é o equilíbrio entre a coragem e a consideração – se uma pessoa consegue expressar seus sentimentos e opiniões com coragem equilibrada pela consideração, sentimentos e opiniões dos outros, ela é madura;

- e o terceiro traço essencial de caráter para o ganha/ganha é a mentalidade de abundância – o paradigma que diz haver o bastante para todos. Ou seja, que tem a mentalidade de abundância tem também um senso profundo de valor e segurança pessoais. Seu paradigma indica que existe bastante para ser repartido entre todos. E esse tipo de atitude resulta em compartilhar prestígio, reconhecimento, lucros e a tomada de decisões. Ela abre portas para novas possibilidades, opções e alternativas, além de liberar a criatividade.

Stephen R. Covey, em "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"

Nenhum comentário: