Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

23 DE NOVEMBRO - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

Nas datas comemorativas no mês de novembro, 23 é Dia Internacional do Livro, sendo este o amigo de quem gosta de ler para obter conhecimento.

O que é um livro?...
1. Reunião de cadernos manuscritos ou impressos, cosidos ou colados por uma das extremidades e brochados ou encadernados;
2. Obra literária, artística ou científica reunida em um ou mais volumes;
3. Essa obra em qualquer suporte (disquete, CD etc.);
4. Cada uma das partes em que se divide uma obra de grandes proporções: estudo do livro de Mateus;
5. Registro onde estão assentadas as operações comerciais; livro-caixa;
6. Tudo que ensina ou instrui como se fosse um livro: aprendeu no livro da vida.
Quais os tipos de livros:
Livro brochado - Livro costurado e com capa de papel ou cartão; brochura.
Livro cartonado - Livro encadernado com capa de cartão revestida de papel (nele colado), impresso na lombada e nas pastas.
Livro comercial - Livro no qual se registram e contabilizam operações mercantis.
Livro de arte - Livro caracterizado pela priorização de elementos visuais e pela qualidade gráfica (projeto gráfico, papel, impressão e acabamento de qualidade, de formato grande etc.).
Livro de bolso - Livro de formato pequeno, uma nova versão de livro já publicado em outro formato, projetado para ser barato e, portanto, de boa venda.
Livro de cabeceira - O livro favorito de alguém, ou aquele que a pessoa releu ou relê várias vezes com prazer
Enfim, o livro é uma obra que tem sobre alguém grande influência, à qual a pessoa sempre recorre como fonte de ensinamentos, inspiração, orientação, etc. Fonte: Dicionário Digital Aulete.
O livro é como a imprensa escrita, em suas páginas está impresso a formalidade que jamais o vento apaga, porém, infelizmente, muitos cidadãos não gostam de ler, mas em compensação os leitores de caderneta esses fazem a diferença na vida profissional, pois para eles a leitura é um bem necessário.
Ler ajuda no intelectual e nos faz ver o mundo e aos arredores com outros olhos, também possibilita a ser verdadeiros formadores de opinião com conhecimento de causa.

Nenhum comentário: