Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ESCUTATÓRIA...


Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.
Todo mundo quer aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir.
Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.
scutar é complicado e sutil.
Diz Alberto Caeiro que "não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma".
Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.
Parafraseio o Alberto Caeiro:
"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma".
Daí a dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.
Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...
Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.
Contou-me de sua experiência com os índios: reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio.
(Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, [...]. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as idéias estranhas.).
Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.
Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos, pensamentos que ele julgava essenciais.
São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.
Se eu falar logo a seguir, são duas as possibilidades.
Primeira: "Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado".
Segunda: "Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou".
Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.
O longo silêncio quer dizer: "Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou". E assim vai a reunião.
Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.
E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.
Eu comecei a ouvir.
Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras.
A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.
Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.
Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.
Rubem Alves

VALE A PENA...


Pensar apenas nos problemas leva ao desespero, amarra as pernas e as mãos na árvore da dor, a vista fica escura, e qualquer lembrança leva a reclamação, e pior, a lamentação.
A lamentação é o estado psicológico da anulação, é onde esquecemos nossas qualidades, nos encolhemos, esquecemos nossas possibilidades, nos retraímos, nos afastamos da fé, nos escondemos da luz.
Por isso, seja qual for o seu problema, creia: ele pode e vai ser resolvido!
Mas não o aumente com atitudes desesperadas; quem deve aos bancos não deve chegar ao agiota; quem já está com tosse, tem que parar de fumar; quem descobriu um caroço, tem que investigar; quem se cansou na estrada, deve parar para descansar.
Até a natureza é feita por números racionais, há matemática e lógica em tudo, as maçãs estão no alto e as melancias no chão, os pássaros voam, as cobras rastejam, tudo na mais perfeita ordem, ainda que você não entenda.
Levante a cabeça e olhe para o futuro, pare de ver tudo cinza escuro, o mundo é feito de cores, e você, você nasceu para brilhar!
Acredite nas suas POSSIBILIDADES, insista em você, pois eu garanto, vale a pena!
Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MAIS QUE AMOR...


É fatal: quando uma pessoa se apaixona por outra, sua vida se transforma, tudo começa a ter mais cor, brilho, alegria,
a vida se intensifica, os gestos ficam mais largos, na parte física, o coração dispara, a mão transpira, a saudade chega até doer, tudo em nome do amor.
Assim também acontece com a pessoa que se descobre, é essa emoção é maior que a do apaixonado, porque a paixão pode ser uma fagulha, uma ilusão da carência, um fogo que se apaga.
Mas, a pessoa que se descobre, que se alegra, que se reveste da certeza da sua missão, já não passa mais pela vida, marca, já não sobrevive, vive.
Já não sofre mesmo quando tudo lhe falta, pois tem a certeza de que tudo se reverte.
Descubra-se!
É mais urgente que um amor, é mais precioso que o ouro, é mais curativo que todos os remédios, é mais doce que o favo de mel, é mais vida em si mesmo.
Descubra o prazer de ser você, de se aceitar, de ter o prazer de estar com você, por onde você for, sempre.
Acredite em você!
Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A GENTE SE ACOSTUMA, MAS NÃO DEVIA...


A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ver vista que não sejam as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma e não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, se esquece do sol, se esquece do ar, esquece da amplidão.
A gente se acostuma a acordar sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “hoje não posso ir”. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que se deseja e necessita. E a lutar para ganhar com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir as revistas e ler artigos. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição, às salas fechadas de ar condicionado e ao cheiro de cigarros. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam à luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À morte lenta dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta por perto.
A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta lá.
Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua o resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem muito sono atrasado.
A gente se acostuma a não falar na aspereza para preservar a pele. Se acostuma para evitar sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.
A gente se acostuma para poupar a vida.
Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma.
Marina Colassanti

PREENCHA-SE!


Se o vazio preencher a sua noite, se a saudade formar um nó na sua garganta, se as lágrimas turvarem a sua visão,
se o coração ficar "miudinho", é porque o amor se foi, a esperança desapareceu. a mágoa se instalou, você sofreu...
Antes que tudo acabe em dor e decepção, antes que a vida vire lamentação.
PREENCHA-SE!
Deixe a Boa Nova acender a chama, a alegria contagiar suas células, o otimismo te dar confiança, e a sua fé derrubar barreiras.
PREENCHA-SE!
Você não pode depender de ninguém, não pode ser de alguém, você não é vaso.
Coloque suas qualidades para fora.
Enxergue essa pessoa linda que você é, que as suas mãos entreguem flores, não seja o portador dos espinhos.
O que leva espinhos sangra, mas o que leva flores, ainda que esteja com as mãos vazias, sempre vai carregar um pouco do perfume delas.
Que a sua vida seja perfumada pelo amor Divino, que você seja o mensageiro das boas novas, o que consola, o que ampara, o que socorre, pois esses é que serão consolados, amparados e socorridos, são os filhos do amor.
Luz na sua vida!
Paulo Roberto Gaefke

terça-feira, 28 de outubro de 2008

PARA VIVER UM GRANDE AMOR...


É preciso abrir todas as portas que fecham seu coração. Quebrar barreiras construídas ao longo do tempo, por amores do passado que foram em vão...
PARA VIVER UM GRANDE AMOR...
É preciso muita renúncia em ser e mudança no pensar. É não esquecer que ninguém vem perfeito para nós! É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar!
PARA VIVER UM GRANDE AMOR...
É preciso renunciar ao que não agrada ao seu amor...para que se moldem um ao outro como se molda uma escultura... aparando as arestas que podem machucar. É como lapidar um diamante bruto... para fazê-lo brilhar!E quando decidir que chegou a sua hora de amar, Lembre-se que é preciso haver identificação de almas! De gostos, de gestos, de pele no modo de sentir e pensar!
PARA VIVER UM GRANDE AMOR...
É preciso ver a luz iluminar sua aura,dando uma chance para que o amor te encontre! Na suavidade morna de uma noite calma. É preciso se entregar de corpo e alma!
PARA VIVER UM GRANDE AMOR...
É preciso ter dentro do coração um sonho:que se acalenta no desejo de amar e ser amada! É preciso conhecer no outro o ser tão procurado!
PARA VIVER UM GRANDE AMOR...
É preciso conquistar e se deixar seduzir... entrar no jogo da sedução e deixar fluir! Amar com emoção para saber sentir, a sensação do momento em que o amor te devora! E quando você estiver vivendo no clímax dessa paixão,que sinta que essa foi a melhor de suas escolhas!Que foi seu grande desafio... e o passo mais acertado, de todos os caminhos de sua vida trilhado! Mas se assim não for... que nunca te arrependas pelo amor dado!Faz parte da vida arriscar-se por um sonho... por que se não fosse assim nunca teríamos sonhado! Mas antes de tudo, que você saiba que tem um aliado, ele se chama TEMPO... seu melhor amigo. Só ele pode dar todas as certezas do amanhã... A certeza que... Realmente você amou. A certeza que... Realmente você foi amado.
Carlos Drummond de Andrade

QUEM NÃO DÁ ASSISTÊNCIA, ABRE CONCORRÊNCIA‏...


Você homem da atualidade, vem se surpreendendo diuturnamente com o "nível" intelectual, cultural e, principalmente, "liberal" de sua mulher, namorada e etc.
Às vezes sequer sabe como agir, e lá no fundinho tem aquele medo de ser traído - ou nos termos usuais: "corneado". Saiba de uma coisa... esse risco é iminente, a probabilidade disso acontecer é muito grande, e só cabe a você, e a ninguém mais evitar que isso aconteça ou, então, assumir seu "chifre" em alto e bom som.
Você deve estar perguntando porque eu gastaria meu precioso tempo falando sobre isso. Entretanto, a aflição masculina diante da traição vem me chamando a atenção já há tempos.
Mas o que seria uma "mulher moderna"?
A princípio seria aquela que se ama acima de tudo, que não perde (e nem tem) tempo para futilidades, é aquela que trabalha porque acha que o trabalho engrandece, que é independente sentimentalmente dos outros, que é corajosa, companheira, confidente, amante...
É aquela que às vezes tem uma crise súbita de ciúmes mas que não tem vergonha nenhuma em admitir que está errada e correr pros seus braços...
É aquela que consegue ao mesmo tempo ser forte e meiga, desarrumada e linda...
Enfim, a mulher moderna é aquela que não tem medo de nada nem de ninguém, olha a vida de frente, fala o que pensa e o que sente, doa a quem doer...
Assim, após um processo "investigatório" junto a essas "mulheres modernas" pude constatar o pior:
VOCÊ SERÁ (OU É???) "corno", a menos que:
- Nunca deixe uma "mulher moderna" insegura. Antigamente elas choravam. Hoje, elas simplesmente traem, sem dó nem piedade.
- Não ache que ela tem poderes "adivinhatórios". Ela tem de saber - da sua boca - o quanto você gosta dela. Qualquer dúvida neste sentido poderá levar às conseqüências expostas acima.
- Não ache que é normal sair com os amigos (seja pra beber, pra jogar futebol...) mais do que duas vezes por semana, três vezes então é assinar atestado de "chifrudo". As "mulheres modernas" dificilmente andam implicando com isso, entretanto elas são categoricamente "cheias de amor pra dar" e precisam da "presença masculina". Se não for a sua meu amigo... bem...
- Quando disser que vai ligar, ligue, senão o risco dela ligar pra aquele ex bom de cama é grandessíssimo.
- Satisfaça-a sexualmente. Mas não finja satisfazê-la. As "mulheres modernas" têm um pique absurdo com relação ao sexo e, principalmente dos 20 aos 50 anos, elas pensam em - e querem - fazer sexo todos os dias (pasmem, mas é a pura verdade)... bom, nem precisa dizer que se não for com você...
- Lhe dê atenção. Mas principalmente faça com que ela perceba isso. Garanhões mau (ou bem) intencionados sempre existem, e estes quando querem são peritos em levar uma mulher às nuvens. Então, leve-a você, afinal, ela é sua ou não é????
Nem pense em provocar "ciuminhos" vãos. Como pude constatar, mulher insegura é uma máquina colocadora de chifres.
- Em hipótese alguma deixe-a desconfiar do fato de você estar saindo com outra. Essa mera suposição da parte delas dá ensejo a um "chifre" tão estrondoso que quando você acordar, meu amigo, já existirá alguém MUITO MAIS "comedor" do que você... só que o prato principal, bem... dessa vez é a SUA mulher.
Sabe aquele bonitão que, você sabe, sairia com a sua mulher a qualquer hora. Bem... de repente a recíproca também pode ser verdadeira. Basta ela, só por um segundo, achar que você merece... Quando você reparar... já foi.
- Tente estar menos "cansado". A "mulher moderna" também trabalhou o dia inteiro e, provavelmente, ainda tem fôlego para - como diziam os homens de antigamente - "dar uma", para depois, virar pro lado e simplesmente dormir.
- Volte a fazer coisas do começo da relação. Se quando começaram a sair viviam se cruzando em "baladas", "se pegando" em lugares inusitados, trocavam e-mails ou telefonemas picantes, a chance dela gostar disso é muito grande, e a de sentir falta disso então é imensa. A "mulher moderna" não pode sentir falta dessas coisas... senão...
Bem amigos, aplica-se, finalmente, o tão famoso jargão "quem não dá assistência, abre concorrência".
Deste modo, se você está ao lado de uma mulher de quem realmente gosta e tem plena consciência de que, atualmente o mercado não está pra peixe (falemos de qualidade), pense bem antes de dar alguma dessas "mancadas"... proteja-a, ame-a, e, principalmente, faça-a saber disso.
Ela vai pensar milhões de vezes antes de dar bola pra aquele "bonitão" que vive enchendo-a de olhares... e vai continuar, sem dúvidas, olhando só pra você!
Arnaldo Jabor

EM VOCÊ...


Quem duvida da sua capacidade, não te conhece, apenas te viu.
Quem aponta seus defeitos, precisa de um espelho, deve ter inveja.
Quem destruiu seus sonhos, é um infeliz, não tinha nenhum para viver.
Quem te chamou e não apareceu, é um desorganizado do tempo.
Quem disse que te amava e sumiu, nunca soube o que é o amor, dá pena.
Quem tentou te humilhar, estava com medo da sua capacidade.
Quem espera demais de você, mande sentar, em pé cansa.
Quem te viu, quer conhecer, e quem não quer, melhor esquecer.
Quem te ama, compartilha, ampara.
Quem te conhece, perdoa as faltas, quem te respeita, aguarda, quem confia, acredita, quem não te abandona, e passa a ser a sua família, ainda que nem seja parente, é o seu bem maior, tesouro divino.
"O respeito que você tanto quer, começa em você mesmo, não ultrapasse seus próprios limites.
Ame-se!"
Viva intensamente este dia!
Paulo Roberto Gaefke

ATÉ QUANTO?


Até quanto de você é humildade, e reflete na ausência de mágoas e decepções?
Até quanto de você é disposição, e se mostra naqueles momentos onde tudo parece ter terminado?
Até quanto de você é certeza, e se confirma quando a decepção é tão grande?
Até quando você é solidário, e se afirma quando o próximo é aquele que você menos gosta?
Até quanto você é entrega, e se reflete no seu relacionamento que deve ser duradouro?
Até quando você realmente tem paciência, e se confirma quando alguém pisa no seu calo?
Até quanto você realmente crê em Deus.
E isso a gente pode ver na sua vida?
Enquanto muitos falam: que você seja espelho do que pensa, ação do que fala, retrato dos ideais de um tempo melhor.
Se muitos sentam e choram, você deve estar de pé e seguir adiante, porque em você segue a esperança, a companheira da certeza, irmã da fé, filha de Deus.
Você, ainda que com tantos defeitos, é mais do que fardo ou cruz, é reflexo divino, você é Luz!
Paulo Roberto Gaefke

domingo, 26 de outubro de 2008

SEMPRE É TEMPO...


É o tempo determinando as mudanças, é o juiz que dá a sentença que não pode esperar, é a vida fazendo o que deveríamos fazer, é o rio empurrando o nosso barco, é o mar devolvendo o corpo à praia...
Sabemos o que precisamos mudar, não precisamos de guias, nem de gurus, nenhum santo ou anjo pode ajudar, se não houver pelo menos o desejo de se transformar.
Não adie o que deve ser feito!
Não se cale para cometer uma injustiça, não se feche para esperar o que não virá, não deixe de fazer o que é possível, é o mínimo que se pede para o impossível se realizar.
Hoje, agora, nesse instante, a vida espera pacientemente a sua decisão, que rumo tomar, que estrada seguir, por onde ir?
Só você pode decidir.
Então decida-se pela vida, pelo renascer, pelo deixar nascer, pelo florescer.
Sempre é tempo de ser feliz.
Paulo Roberto Gaefke

sábado, 25 de outubro de 2008

CRIANDO UM MONSTRO...


O que pode criar um monstro? O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por… Nada?
Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?
O rapaz deu a resposta: 'ela não quis falar comigo'. A garota disse não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante.
Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados. Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros nãos nessa história toda.
Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal seqüestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram. Simples assim. NÃO. Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos ( e alguns maridos, temem dizer não às esposas ). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros. Talvez alguns não cheguem a seqüestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.
Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer não, você não pode bater no seu amiguinho. Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos. Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei. Não, você não vai passar a madrugada na rua. Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação. Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos. Não, essas pessoas não são companhias pra você. Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate. Não, aqui não é lugar para você ficar. Não, você não vai faltar na escola sem estar doente. Não, essa conversa não é pra você se meter. Não, com isto você não vai brincar. Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.
Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá ( e a vida dá muitos ) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.
Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranqüilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O não protege, ensina e prepara.
Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os nãos que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Karina dos Santos Cabral

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PELA GRAÇA...


É pela Graça que Deus nos convoca ao testemunho diário da fé, onde seguimos lutando contra nossas imperfeições,
caindo, aprendendo e nos reerguendo em muitas lutas.
Até o nosso respirar é involuntário, o ar que nos alimenta é Graça pura.
Em muitas árvores ainda encontramos alimentos, e quantas sementes germinam até no asfalto?
Quantas verduras eclodem sem cultivo?
Quantos mares e rios tem peixes para saciar a sua fome?
Tudo Graça Divina, sem custo, sem preço...
Deus nos capacita para a vitória, e a nossa maior conquista, ao contrário do que pensa a maioria, não é o acumulo de riquezas e títulos, não é a nossa maior graduação, nem o falar em línguas, nem o poder da oração, do falar, do escrever com emoção, tudo isso é Graça concedida.
Nossa maior conquista é vencer a nós mesmos.
Vencer nossos desejos mesquinhos, nossa soberba, nosso orgulho em querer além do que necessitamos, nossa ignorância espiritual que nos afasta do que é Divino, nossa irresponsabilidade em continuarmos cegos, guiados pelo brilho do ouro de tolo, de tudo o que parece mas não é e nunca será.
É pela Graça que você vive, e pode conquistar o bem mais precioso de todos, a paz interior que possibilita ter uma família feliz, que possibilita a esperança de um dia, sair do escuro que vivemos e se achegar na luz, ver face a face, o rosto de Jesus.
É pela Graça que você vai ser mais feliz.
Receba então, de graça a Graça do Pai.
Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O MEDO...


O medo é uma ferramenta de preservação da vida.
Sem ele, muito mais gente atravessaria avenidas movimentadas, pularia de Body -Jump., saltaria de Pára-quedas,
levaria a sogra para morar ao lado, entre outras loucuras...
O problema do medo, como em tudo na vida, é o exagero, quando ele deixa de ser um mecanismo de defesa,
para ser uma forma paralisante do seu progresso natural.
Sentir aquele frio na barriga antes da entrevista de emprego, é super normal, mas é nessa hora que o bom senso pede um aumento da "CONFIANÇA", um aumento das suas defesas naturais através da "SERENIDADE".
Respire fundo e concentre-se nos seus pontos fortes, a boa apresentação, a sua alegria, a sua determinação, a sua inteligência, a habilidade para negociar, ou qualquer outra qualidade que para você seja importante, que faça parte do "produto" chamado "você".
Valorize-se!
Não se menospreze, não se compare, nem se diminua, Nélson Gonçalves, um dos maiores cantores brasileiro, era tão gago, que na infância recebeu o singelo apelido de " Metralha", pois falava cuspindo as palavras como uma metralhadora.
Mas quando cantava, era um "vozeirão impressionante".
No seu primeiro teste em uma gravadora, emudeceu, não conseguiu sequer pedir água, mas não desistiu: na semana seguinte nova tentativa, dessa vez um sucesso, e para vencer o medo, cantou a mesma música que tentara na semana anterior.
O medo é o seu aliado, ele é o bom-senso, uma mola que empurra na hora certa.
Use-o com sabedoria e chegue onde você merece chegar.
Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O POUCO COM DEUS...


"O pouco com Deus é muito..."
Quantas vezes você já ouviu esse ditado?
Quantas vezes você imediatamente pensou na pobreza, em coisas pequenas?
Quantas vezes você não teve a visão de que o "pouco" eram as coisas, que o pouco é qualquer coisa material.
Que devemos nos contentar com o que a vida oferece?
O pouco somos nós!
Somos nós que nos defrontamos com nossos adversários interiores: o orgulho, a vaidade, a presunção de que somos "algo mais", que nos julgamos superiores a essa ou aquela pessoa, que nos gabamos de nossos diplomas, que fugimos das feridas de nossos "irmãos" caídos, que levantamos o dedo para acusar, apontamos os defeitos dos outros, gritamos para encobrir nossos erros.
O pouco com Deus, ou seja, nós mesmos com Deus podemos ser muito mais, ter muito mais, desde que deixemos de lado a nossa "presunção", pois o "Reino de Deus" se apresenta com simplicidade, chega aos corações pedindo apenas a capacidade de amar.
Amar sem pesar, sem cobrar, sem exigir troca.
Definitivamente creia: Deus não é vingativo, não fica espreitando as suas atitudes para cobrar, Deus espera, Deus ama, Deus acolhe!
É com essa mensagem que Jesus se dirige mais uma vez, aos aflitos, aos que tem sede e fome de justiça, os que perderam a luz em algum ponto, e não enxergam saída.
Jesus, convida para um abraço que reconforta, sem cobrar nada, sem apontar erros, apenas acolher seus sonhos,
separar o que é imaginação da realidade, segurar na sua mão e apontar o infinito, mostrar que além de todas as conquistas transitórias da vida, o que realmente importa é o bem que podemos fazer.
O que liberta, o que salva, o que transforma é o bom e velho amor.
Então, comece por você!
Perdoe-se!
Encontre-se!
esforce-se um pouco mais!
E se a estrada parecer penosa, e se solidão chegar, se não ver ninguém no caminho, lembre-se de olhar para o alto,
Eis Jesus sorrindo e pedindo, segue confiante: Eu estou contigo!
Sempre...
Paulo Roberto Gaefke

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O AMOR VENCEU...


O bem está vencendo, como Jesus venceu a cruz, o homem caminha, ainda que em passos lentos, rumo a evolução, à caminho da luz.
Enquanto um crime, uma tragédia, traz tanta revolta, e ganha tamanha exposição que parece ser o fim, em silêncio, sem notícias na tevê, milhares de irmãos, saem na madrugada fria e estendem a mão, um prato de sopa, um abraço afetuoso, um agasalho...
Há ainda os que se importam com os animais abandonados, com os que estão em extinção, com os que sofrem.
nas mãos de gente sem coração.
Socorrem, abrigam, salvam.
Temos ainda os que produzem empregos, os que ensinam o que aprenderam, os que seguram nas mãos dos analfabetos, os que não desistem nunca.
Sim, essa noite morreu muita gente, os "trágicos viram notícias", causam revolta, os que partiram serenos, não saem no jornal.
A Boa Nova ainda não dá no IBOPE.
a boa notícia não nos interessa, queremos ver o sangue, a guerra, o massacre.
Não deixe de trabalhar pelo bem, de orar pelos que se afastaram do caminho da luz, não se deixe impressionar pelos gritos dos anunciadores do fim do mundo, pelos que pregam que o mundo está a cada dia pior, gente que só vê desgraça, que esquecem que os que amam a paz ainda é a maioria.
Esta noite, nasceram milhares de crianças no planeta, estão chegando para mais uma vez anunciar que Deus, na sua infinita misericórdia, continua acreditando em cada um de nós, ainda que cheio de falhas, ainda que imperfeitos.
Um dia, as boas notícias serão o destaque dos jornais, e nós vamos ler com alegria, afirmando para o tempo:
o amor venceu!
Paulo Roberto Gaefke

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

SUFICIENTE...


"Tudo o que é apenas suficiente, nunca é bastante"
Pierre Marivaux (1688-1763)

Não se iluda; o que nós queremos é o muito, o que nos alegra a alma, é o tudo.
Por isso muita gente sonha em ganhar na Mega-sena sozinho, e só pensa em dividir quando foi o outro quem ganhou.
Por isso, em tudo o que "conquistamos", colocamos o pronome "meu", para designar a posse, a "propriedade";
é o "meu amor", o "meu filho", o meu carro...
Mesmo sabendo que ninguém é de ninguém, que tudo passa, que carro enferruja, que casa também envelhece,
que nós mesmos voltaremos ao pó...
Por isso, se é para fazer, faça bem feito, faça uma vez só, não desperdice oportunidades!
Não brinque com a vida, não se apegue em mesquinharias, seja 100% você, defenda a sua causa.
Antes de amar, ame-se, antes de perdoar, perdoe-se, antes de sonhar, ponha os dois pés no chão.
Acredite:tudo é energia!
Tudo se atrai e se repele, o que chega até você, chega pelos seus pensamentos, pelos desejos que você anda manifestando.
Por isso, cultive a alegria, acredite nas "possibilidades" que habitam em você, você pode mais, muito mais.
Sorria!
A vida é muito generosa, e oferece para você, o dia de hoje para crescer, subir e se alegrar.
Viva a certeza de que tudo pode se transformar.
Acredite em você.
Paulo Roberto Gaefke

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

NOTA DE FALECIMENTO...


Faleceu no inicio desta madrugada, à meia noite em ponto, o "Dia de Ontem", que segundo algumas pessoas, já fora tarde, e para outros, deixou saudades imensas, um gostinho de realização inesquecível.
Para algumas pessoas, o dia de ontem demorou demais para passar, foi longo e tedioso, marcado por momentos de dor e sofrimento, para outros passou rápido demais porque marcou o nascimento de mais uma vida, a descoberta do amor, a possibilidade de um novo emprego, a esperança de uma nova amizade.
O dia de ontem será lembrando por algumas pessoas, pela dor ou pelo amor, mas muitos não conseguem reter sequer uma lembrança do dia, não se lembram sequer o que comeram no café da manhã, outros nem tiveram o prazer de fazer uma refeição.
Muitos guardarão impressões para sempre, porque o dia de ontem marcou o fim de um antigo relacionamento, a morte de um ente querido, a demissão do emprego tão necessário nessa época, a reprovação naquela prova tão importante, a briga familiar que deixou todos com vergonha de si mesmos, e outros estão dormindo rindo, sonhando com anjos, pois no dia de ontem realizaram um sonho...
No meio dessa notícia da morte do dia de ontem, Deus em sua generosa misericórdia, manda-nos a Boa Nova todos os dias, sempre no primeiro minuto após a morte do dia de ontem: nasce o "Dia de Hoje", onde todos nós, invariavelmente temos a oportunidade de marcar com as nossas atitudes, essa data para sempre, com alegria ou tristeza, com amor ou revolta, com mais trabalho ou preguiça, com desejo de mudar ou conformismo de sempre.
Ai está o nosso presente: o "Dia de Hoje" que se renova em esperanças, na certeza de que somos nós mesmos, os donos do dia, de cada minuto que nos compete trabalhar, e por isso mesmo, o sol que se levanta brilha para todos, mas é preciso que você saia da sombra e o busque para aquecer seu coração para este dia seja mais do que uma lembrança, seja inesquecível e para sempre, o dia mais feliz da sua vida.
Acorda! o dia de hoje é o seu maior presente.
Vai deixar escapar assim, sem mais nem menos?
Paulo Roberto Gaefke

ORAÇÃO DO RECOMEÇAR...


Senhor, neste dia que o sol veio anunciar a novidade, eu quero bendizer a vida e agradecer.
Quero agradecer a oportunidade de recomeçar, de estar aqui, sentindo a vida entrando pela janela, me preparando para vencer.
Sim, eu quero vencer, começando pelo maior desafio, que é vencer-me, sair do abatimento que às vezes me pega,
sair da comparação em que às vezes me pego, sair dos relacionamentos que tanto me fazem mal, buscar soluções para os vícios que me acompanham, largar as muletas que uso como desculpa para não crescer, deixar de usar a mentira como recurso, afastar-me da inveja quando ela chegar, ser mais fiel a mim mesmo, para não me ferir e nem trair quem eu tanto amo.
Senhor, rogo-te ainda, piedade e misericórdia; piedade pelos erros que cometo, misericórdia porque sei que alguns eu ainda vou repetir, não por desejo próprio, mas porque ainda sou fraco na fé, sou criança nos Teus ensinamentos,
que busco seguir, mas ainda não consigo acompanhar, por isso, de todo o Teu Evangelho, eu peço Senhor, ensina-me pelo menos a perdoar, para que um dia, depois de tantas lutas e até mesmo dor, eu possa realmente viver o amor, sem portas, nem janelas, sem fronteiras aprendendo na alma a Tua sublime lição, amar ao próximo como a mim mesmo, alcançando assim tuas sandálias, cujos rastros eu tento seguir, neste dia em que abençoas assim.
Peço humildemente a sua bênção, Senhor de toda a Luz, Caminho, verdade e vida, Jesus, querido Mestre do Amor,
mesmo ferido e cheio de dor, ajude-me a recomeçar!
Amém
Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O QUE PODE ESPERAR...


Reserve um tempo para ser feliz vai!
Com tanta preocupação, com tanto para fazer, as pessoas se esquecem do que é simples, de um sorvete na tarde quente, um passeio na praça, um papo com os amigos...
De tanta preocupação com o "material", esquecemos do "essencial", damos o brinquedos para as crianças, mas não temos tempo para brincar com elas, Damos o almoço e a janta, mas cada um se serve e se isola.
O capítulo da novela nos engana, rouba o tempo da caminhada, da boa leitura, do relaxar com uma música, queremos nos enganar, fugir, sei lá...
Reserve um tempo para a vida falar!
Cesse as reclamações, acabe com esse desgosto, esse amargo na boca é reflexo do seu pensar, da preocupação com o que é fútil, inútil e vazio.
Sério mesmo é o amor que podemos dar, é a compaixão que podemos partilhar, é o Deus que podemos pregar, é a mudança que podemos fazer.
Reserve agora, um tempo para viver, tempo para conquistar o imperecível, o que não morre nunca, "a beleza de ser o que você é", sem precisar provar nada para ninguém, conquistar o que lhe é de direito, "a paz, a serenidade, a esperança e a felicidade."
O resto, o resto pode esperar...
Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DE TUDO...


Das estrelas aproveitei o brilho, fiz uma estrada, um novo caminho, iluminei meus sonhos...
Da lua retirei o mistério, na sua face oculta, revelei-me, iluminei meus desejos...
Das velhas fotos retirei lembranças, na alegria dos sorrisos que não voltam, iluminei meus projetos mais antigos...
Do mar veio a energia, a brisa da manhã me alegrou, os problemas ficaram na areia, iluminei a minha alma.
Dos amigos recebi abraços, daqueles que envolvem a ansiedade, que nos fazem parecer importantes, iluminei meu ego...
De Deus recebi uma missão, veio com o sol que aquece, com a chuva que refresca, com a árvore que abriga, com os anjos que estão sempre por perto: "busque a felicidade", diz o coro da natureza.
E eu, abençoado pela certeza dessa proteção, iluminei meu rosto, sorri e decidi: ninguém vai me impedir de ser feliz!
Paulo Roberto Gaefke

terça-feira, 14 de outubro de 2008

FALTAS...


Um tempo de reflexão, um instante para pensar, quantas coisas ruins poderiam evitar?
Uma mudança nos hábitos, um abandono de vícios, quanta saúde poderia melhorar?
Um novo trabalho, um curso diferente, quem sabe quanto poderia contentar?
Um pouco mais de atenção, carinho e respeito, quantos relacionamentos poderiam se salvar?
Um caminho diferente, um atalho no congestionamento, quantos nervos poderiam relaxar?
Uma oração, um instante de meditação, quanta paz poderia gerar?
Uma decisão, um desejo de mudar, persistir, quantos problemas deixariam de existir?
Um dia livre, o "aproveitar", quanta felicidade poderia desfrutar?
Um olhar no espelho, se encontrar, quanta coisa seus olhos podem revelar?
Uma nova chance, é tudo o que se quer, um novo dia, é tudo o que se tem, um desejo novo, uma certeza é o que nos basta, somos os plantadores das nossas sementes, plante o seu melhor, siga sem reclamar, logo mais será tempo de colher, e o seu tempo de fartura vai chegar!
"ACREDITE EM VOCÊ, o resto é consequência!"
Paulo Roberto Gaefke

ONDE VOCÊ COLOCA O SAL?


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.

Ruim - disse o aprendiz.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.

Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.

Então o velho disse:

- Beba um pouco dessa água.

Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?'
- Bom! disse o rapaz.

- Você sente o gosto do sal? perguntou o Mestre.

- Não... - disse o jovem.

O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:

- A dor na vida de uma pessoa não muda.
Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos.
Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.
Em outras palavras:
É deixar de Ser copo para tornar-se um Lago.
(Pensamento Zen-Budista)

Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.

SIMPLES ASSIM...


Ainda vivemos no mesmo mundo de céticos, onde sonhos e o romantismo fazem cada vez menos parte do nosso dia-a-dia, a busca incessante pelo nosso próprio eu, nos impede de ver o que realmente importa: o amor sempre! Talvez um dia todas as mulheres se dêem conta do quão bom é encontrar um homem que te chame de linda ao invés de gostosa, Que te ligue de volta quando você desligar na cara dele. Que te mande mensagens que te fazem sorrir nas horas mais inesperadas, mudando todo seu humor. Que deite embaixo das estrelas e escute as batidas do seu coração, ou que permaneça acordado só para observar você dormindo. Que admire com olhar de menino a luz que clareia o entrelaçar de nossos dedos banhados do silêncio que nosso coração grita. Que insista em perguntar o que houve mesmo quando você camufla o que sente e diz que está tudo bem. Talvez encontre o homem que te beije na testa. Que queira te mostrar para todo mundo mesmo quando você está desarrumada. Que segure sua mão na frente dos amigos dele. Que corra com você na chuva causando várias gargalhadas. Que te escreva e recite poesias dizendo tudo o que não conseguiu guardar. Que te surpreenda e presenteie com rosas roubadas. Que admire um por do sol, se apaixone pela lua. Que te abra a porta do carro sem se preocupar se isso é cafona e antigo ou não. Que te encontre e te abrace sempre como se fosse a primeira e a última vez. Aquele que faz juras de amor e tenta te conquistar a cada dia. Que cante no seu ouvindo sem se preocupar se está afinado ou não. Que saiba te encaixar no seu peito onde é melhor lugar do mundo para se ficar. Que adore e sinta falta do seu perfume. Que note e traduza seus múltiplos e diferentes olhares e tons de voz. Que te ache a mulher mais bonita do mundo mesmo quando você está sem nenhuma maquiagem. Que insista em te segurar pela cintura! Que fique feliz quando você esta feliz e enxugue suas lágrimas quando esta triste e te transmita a calma que nenhum lago possui. Que sonha tanto quanto você com dia que você estará com um lindo vestido branco e coroa de flores no cabelo numa tarde de primavera se dirigindo a ele. Que idealize com você o lar perfeito na casinha de madeira a beira da praia. Aquele à quem você não se incomoda que ocupe espaço na sua cabeça o dia todo, porque você sabe que você também ocupa da dele o tempo todo. Aquele que faz suas pernas tremerem e suas mãos gelarem a cada novo encontro que sempre parece o primeiro. Aquele que te lembra constantemente o quanto ele se preocupa com você e o quão sortudo ele é por estar ao seu lado. Aquele que ora com você e por você todos os dias. Aquele por quem você espera e aquele que espera por você... aquele que vire para os amigos e diga: 'É ela!'
Júlia Oneiro Leite

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

OS CINCO PASSOS PARA A PREPARAÇÃO EMOCIONAL...


Você sabe lidar com as suas emoções? Se você é muito impulsivo e por mais que se esforce tem dificuldades em lidar com as emoções diárias, provavelmente você não sabe gerenciar suas emoções. E sabe por quê? Porque aprendemos o que é certo e errado, esquecendo-nos de que para lidar com as emoções são necessários 5 passos fundamentais para adquirirmos a inteligência emocional.
A maioria das pessoas entende que a tristeza, raiva, infelicidade e mau humor são sinais de fracasso ou desastre em suas vidas. De fato não são bons sinais, mas considerá-los o grande terror não irá resolver a ansiedade de nos livrarmos desses sentimentos.
Você cresce acreditando que ter mau humor corresponde a uma atitude má e fora do padrão. O mau humor não é um bom sentimento, mas faz parte da vida cotidiana da maior parte da população, o que não pode ocorrer é que esse mau humor se torne diário, freqüente e atrapalhe a sua vida pessoal e profissional. Hoje enfrentamos um mercado de trabalho muito competitivo, uma verdadeira agitação desde o momento em que nos levantamos até o adormecer, enfrentamos diversas situações no decorrer do dia que vão gerando sentimentos e emoções contrárias ao que desejamos sentir e manter.
A pressão do trabalho, dos afazeres domésticos, os estudos, cursos e outras atividades, desencadeiam um processo de ansiedade, que por sua vez irá originar a famosa síndrome do século XXI, o “estresse”.
Podemos também chamá-lo de Síndrome da Pressa. O homem do século XXI se vê diante da necessidade de ir a busca da própria sobrevivência e de sua família, passa a pertencer a um mundo globalizado, competitivo e consumista, buscando viver dentro desses padrões impostos pela sociedade, desencadeando a sua insatisfação e logicamente a sua infelicidade.
É possível o homem ser feliz diante de tantos problemas e sofrimentos? Como ficar satisfeito e saber administrar as suas emoções com tantos desafios diários a enfrentar?
Pare para refletir por alguns instantes:
Como vai a sua vida? Ela está como gostaria que estivesse? Poderia estar melhor? Como andam as suas emoções? Você é sensível? Você é muito racional? Qual a vantagem de se ter o controle emocional?
Dentro desse contexto, abordarei com você os 5 passos para a preparação emocional, onde você desenvolverá técnicas que o ajudarão a ser racional, mas com sentimento.

1º Passo – Empatia - É a capacidade de se identificar com a outra pessoa, é procurar sentir o que ela esta sentindo, é aprender o modo como ela aprende, enfim se colocar no lugar da outra pessoa, querer o que ela quer.
Quando isso ocorre você também está controlando as suas emoções de forma racional e com sentimento.
Você deve usar a empatia também nos piores momentos ou situações, isso é saber controlar e administrar as suas emoções. É saber ser racional mas com um diferencial importante e fundamental, com sentimento.
Usar a empatia é entender o outro quando se comporta de forma agressiva, melancólico, agitado, insatisfeito e revoltado. É saber se posicionar sem fazer nenhum julgamento. Apenas compreender os fatos, acontecimentos com tranqüilidade e sentimento.

2º Passo – Ter novos padrões de pensamentos - É o homem que faz a vontade e não o contrário. Desde que nascemos vamos adquirindo crenças e valores do meio onde vivemos, muitas das vezes que não condizem com a nossa realidade. Mas o que é realidade? Quando criamos uma realidade passamos a vivê-la como experiência de vida, acreditando que aquele momento é sua realidade, mas nem sempre é dessa forma. O homem pode criar sua realidade o tempo todo, viver experiências com novos padrões de pensamentos, isso quer dizer, renovar-se constantemente em busca do seu crescimento e evolução como ser humano e como ser energético. Aprender a ter novos padrões de pensamentos é criar novos hábitos saudáveis de vida, aprender a viver a vida com alegria, prazer, vontade e muito amor. É gostar de si mesmo e sentir-se bem em qualquer lugar. Rever crenças e valores que não são seus e que na atual realidade não trazem nenhuma felicidade a você. Mudar os pensamentos negativos para pensamentos positivos, isso é criar novos padrões de pensamentos.

3º Passo – Flexibilidade para mudanças – Quantas pessoas vivem a mesma vida sem questionar e apenas segue padrões estabelecidos pela família, sociedade, trabalho, religiões e no ambiente em que vivem. Aprenderam a abaixar a cabeça e dizer sim o tempo todo. Não questionam, não sabem dizer não para as pessoas, não querem ser excluídos do meio de sua realidade. A necessidade de serem aceitas no meio em que vivem de forma inconsciente as levam a aceitar padrões que não condizem com a sua verdadeira realidade. Dentro de nós tem um mundo que precisa ser explorado, lá nesse mundo há poderes infinitos que podemos acessar.
A esses poderes dou o nome de recursos internos, sempre que preciso deles eu os trago para a minha realidade. Esses recursos são importantes para o equilíbrio e o sucesso na vida. Quando acessamos o nosso poder interno, permitimos exteriorizar os nossos dons, talentos, encantos, magias, alegria, saúde, paz, amor e a felicidade que tanto buscamos no mundo externo, quando na verdade está dentro de nós mesmos. Ser flexível é se permitir mudar e renovar constantemente, buscar o autoconhecimento e se capacitar como ser humano o tempo todo. É aprender a respeitar os seus limites sem sentimento de culpa. É valorizar-se e dizer o não quando for necessário sem medo de ser excluído do meio social. É estar apto para as mudanças acreditando nos resultados que agregarão às suas experiências e se não der certo, não tem problema, é só recomeçar novamente, isso é ser flexível e saber lidar consigo mesmo e com todos em sua volta.

4º Passo – Atividade física - Os exercícios são importantes para o condicionamento físico, promover a saúde e o bem estar do ser humano. O homem não pode ficar parado, é importante estar em constante movimento para a liberação das energias. São inúmeros os benefícios com a atividade física, eleva a auto-imagem, melhora a postura, aumenta a produtividade no trabalho, fica menos propenso às doenças, combate o estresse e a indisposição e promove a qualidade de vida.

5º Passo – Meditação - É domar a mente e trazê-la à compreensão da realidade. Requer um processo lento e gradual de ouvir e ler explicações sobre a natureza das coisas; pensar e analisar cuidadosamente esta informação; e finalmente transformar a mente através da meditação. A meditação é uma atividade da consciência mental. Ela envolve uma parte da mente observando, analisando e lidando com o resto da mente. A meditação pode tomar várias formas: concentrar-se em um objeto (interno), tentar compreender algum problema pessoal, gerar um amor alegre por toda a humanidade, rezar a um objeto de devoção, ou se comunicar com a nossa sabedoria interna.
Seu objetivo final é despertar um nível muito sutil de consciência e usá-lo para descobrir a realidade direta e intuitivamente.
Há muitas técnicas diferentes e muitas coisas com as quais a mente deve se familiarizar. Entretanto, a meditação não é simplesmente uma questão de se sentar em uma determinada postura ou de respirar de um modo específico, é um estado associado.
Podemos meditar enquanto estivermos trabalhando, caminhando, andando de ônibus ou cozinhando.
Um meditador estava cortando madeira e um outro atingiu a concentração enquanto estava limpando a sala de seu professor. A ciência também tem comprovado que a meditação diária reduz a taxa de colesterol nas pessoas.
Cardiologistas do mundo inteiro orientam seus pacientes hipertensos a praticarem a técnica de meditação como forma de relaxamento, bastando apenas 15 minutos diários.
A meditação é uma técnica simples, com custo zero, saudável e ótima para gerenciar emoções.

Artigo publicado por Fabiana Barbosa, Psicanalista, Psicoterapeuta Holística, Parapsicóloga, Palestrante, Consultora de Empresas, Gestora de Pessoas e Inteligência Emocional, Psicoterapeuta Junguiana e Diretora do Instituto Polimento do Ser.

RENOVE-SE...


Entregue-se a certeza dos seus sonhos, creia!
Deixe de lado o medo do fracasso, o temor do não, aproveite a boa energia que está chegando, ela se faz do otimismo, preenche o seu coração, se fortalece com a perseverança, cresce com a nossa luta.
Por isso, não fale das coisas ruins, elas existem em todos os lares, e pedem um bom combate.
Fale das coisas boas, que estão por ai, até na mais completa miséria, nos quadros mais terríveis da humanidade,
até no concreto pode brotar uma flor...
Ainda hoje, o vento da renovação traz o amor, traz a saúde que você anseia, o emprego que deseja, a boa nova que tranquiliza, a notícia que alegra, o amigo que ampara, o que não julga e nem compara, o abraço fraterno da vida que se transforma, a mesma que produz os grandes ventos, é a mesma que refresca com a brisa da tarde.
Prepare-se para vencer, o seu dia chegou.
Creia, determine e não olhe para trás, o futuro é esse olhar para a frente, é essa certeza de que a vida continua,
ainda que pareça ser o fim, pois tudo, absolutamente tudo, está sempre recomeçando...
Paulo Roberto Gaefke

domingo, 12 de outubro de 2008

MAR DA VIDA...


Eu preferiria ser um honesto falido que um corrupto de sucesso.
Antes de falar, escute. Antes de escrever, pense. Antes de gastar, ganhe.
Antes de julgar, espere. Antes de rezar, perdoe. Antes de desistir, tente.
Na busca por mim, descobri a verdade. Na busca pela verdade, descobri o amor.
Na busca pelo amor, descobri Deus. E em Deus, tenho encontrado tudo.
Enquanto navega pela vida
Não evite tempestades e águas bravias.
Apenas deixe-as passar.
Apenas navegue.
Sempre se lembre:
mares calmos não fazem bons marinheiros.
O mais importante em qualquer jogo não é vencer, mas participar.
Da mesma forma, o mais importante na vida não é o triunfo, mas o empenho.
O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.
Quando cometer um erro, não olhe para trás por muito tempo.
Analise as coisas e então olhe para diante.
Erros são lições de sabedoria. O passado não pode ser mudado.
O futuro ainda está em seu poder.
As pessoas esquecerão o que você disse.
As pessoas esquecerão o que você fez.
Mas elas nunca esquecerão
Como você as fez sentir.
A partir de hoje, trate a todos que encontrar como se fossem estar mortos à meia-noite.
Ofereça a eles toda atenção, gentileza e compreensão de que você for capaz, e faça isso sem pensar em qualquer retribuição.
Sua vida nunca mais será a mesma novamente.
Hoje é um novo dia!
Muitos vão aproveitar este dia.
Muitos viverão completamente.
Por que não você?
Desconheço autoria.

ILUSÃO É COMBUSTÍVEL DE PERDEDORES...


A ilusão não tira ninguém do lugar onde está.
Ilusão é combustível de perdedores.

“Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio!”
“Quem não quer fazer nada encontra uma desculpa.”
Roberto Shinyashiki

RELACIONAMENTOS...


Sempre acho que namoro, casamento, romance, tem começo, meio e fim.
Como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa:
- Ah,terminei o namoro…
- Nossa, estavam juntos há tanto tempo…..
- Cinco anos…que pena…acabou….
- é…não deu certo…
Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.
E o bom da vida, é que você pode ter vários amores.
Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
Às vezes voce não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?
E não temos essa coisa completa.
Às vezes ela é fiel, mas é devagar na cama.
Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
Às vezes ela é muito bonita, mas não é sensível.
Tudo junto, não vamos encontrar.
Perceba qual o aspecto mais importante para voce e invista nele.
Pele é um bicho traiçoeiro
Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia.
E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona…
Acho que o beijo é importante…e se o beijo bate…se joga…se não bate…mais um Martini, por favor…e vá dar uma volta.
Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra.
O outro tem o direito de não te querer.
Não brigue, não ligue, não dê pití.
Se a pessoa tá com dúvidas, problema dela, cabe a você esperar…. ou não.
Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos, mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
Nada de drama.
Que graça tem alguém do seu lado sob pressão?
O legal é alguém que está com você, só por você. E vice versa.
Não fique com alguém por pena. Ou por medo da solidão.
Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.
E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.
Tem gente que pula de um romance para o outro.
Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia?
Gostar dói.
Muitas vezes voce vai sentir raiva, ciúmes, ódio, frustração…..
Faz parte. Você convive com outro ser, um outro mundo, um outro universo.
E nem sempre as coisas são como você gostaria que fosse….
A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.
Se alguém vier com este papo, corra, afinal você não é terapeuta.
Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.
Na vida e no amor, não temos garantias.
Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar.
Nem todo beijo é para romancear.
E nem todo sexo bom é para descartar… Ou se apaixonar… Ou se culpar…
Enfim…quem disse que ser adulto é fácil ?????
A MELHOR MANEIRA DE SER BEM-SUCEDIDO É AGIR DE ACORDO COM OS CONSELHOS QUE DAMOS AOS OUTROS.
PROCURO PESSOAS QUE ADORAM VENCER, SE NÃO AS ENCONTRAR, FICAREI COM AS QUE ODEIAM PERDER…
Arnaldo Jabor

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

MAU HUMOR...


O mau humor é reflexo direto de uma frustração.
É um grito de socorro de uma alma aflita, de alguém desesperado por respostas que não acha, de alguém que sente um vazio enorme, e por vezes não sabe, ou não consegue admitir o próprio estado...
Ninguém escolhe ser triste ou mal-humorado, não é uma decisão própria da pessoa, é um estado de espírito alcançado, é um resultado de péssimas escolhas, de renúncias diante do que gosta, como a dieta forçada do diabético, como o dialisador para a hemodiálise.
Vigie-se!
Agressividade no trânsito, mau humor com a família, brigas com amigos, sem paciência para ouvir música, sem tempo para ler um livro, ir ao cinema, rosto fechado na maior parte do tempo, são claros sinais de que a sua vida está indo para outro rumo, um rumo que você mesmo escolheu através das atitudes.
A vida não é para ser "suportada", é uma experiência única em cada etapa, é uma pequena horta onde jogamos sementes, qualquer tipo de semente, qualquer coisa.
De tudo podemos plantar, mas a colheita é obrigatória.
Pare de plantar cebolas e experimente a doçura dos morangos.
Sorria!
Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

ANSIEDADE...


Ansiedade é um estado da alma aflita, onde perdemos a noção da realidade e do tempo, onde só o que conta é um desejo intenso, uma incerteza que sonha em ser realidade.
E quanto maior a ansiedade, mais distante fica o que se espera...
Aprende que o tempo não para, quando tudo parece demorado e lento, é o seu relógio interno que desregulou.
Se tudo irrita, se tudo desanima, se tudo é frio, desacelere-se.
Busque a contemplação da vida, mude o foco, saia do "eu", "eu", e "eu" e procure a sua volta o "nós".
Ansiedade é quase sinônimo de "egoísmo", é uma visão única dos seus próprios problemas, é o olhar para o "próprio umbigo", esquecendo que tudo tem um tempo debaixo do sol, "não dá para se formar no primeiro dia de aula, não dá para fazer o parto natural no terceiro dia de gestação, nem dá para engravidar na primeira noite, depois de anos de anticoncepcional, muito menos chegar a gerência ao entrar na empresa."
Calma!
Seus desejos podem sim virar realidade, muitos, até mais rápido do que você pensa.
Outros, dependem de amadurecimento, seja da idéia, seja da sua própria formação.
Tudo começa com o primeiro passo, e um após o outro leva ao topo da montanha.
Você vai conseguir!
Paulo Roberto Gaefke

O MAIOR MILAGRE...


Eu vi a mulher caminhar de joelhos mais de 1000 metros, para pagar uma promessa, uma libertação de doença.
Vi seus joelhos sangrarem e ela chorar de emoção.
Emoção pela cura, pela graça, pelo amor Divino que a curou... Vi pessoas acendendo velas e pedindo ajuda, outras dando ofertas na Igreja, agradecendo, algumas estenderam faixas na rua: "Agradeço a graça alcançada!",
Mas eu não vi, em nenhum lugar, alguém agradecer pelo que não sofreu, não vi ninguém pagar promessa:
por não ter sido atingido pela bala perdida, por não ter sido assaltado hoje, por não ter descoberto uma doença grave,
pelo filho que voltou da escola, pelo almoço na mesa, pelo jantar...
Não ouço orações, novenas ou dezenas pelo dia, não ouço palavras de agradecimento pelo sol, ouço sim muitas reclamações pela chuva, pela incompreensão dos outros, pela falta de alguma coisa...
Cada dia é um milagre em si mesmo, é oportunidade renovadora, é presente divino que não podemos desperdiçar com lamentações, chorar pelo que não temos, pelo que perdemos.
È tempo de AGRADECER!
lembrar o que possuímos de bom, o que podemos fazer para nos melhorarmos, tempo de conquistar, perdoar, amar.
Este é o sentido da vida, o milagre de ser feliz pelo simples fato de existir.
Creia: só por estar aqui, já és Feliz!
Paulo Roberto Gaefke

domingo, 5 de outubro de 2008

TUDO BRILHA...


Se é para ir, vá logo, e vá de bem com a vida, já que é para rir que seja uma gargalhada gostosa, se é para amar, que seja escancarado, aberto, se é para trabalhar, que seja sério, com vontade, se é para estudar, dedique-se, aprenda mesmo, se é para lutar, vá até o último "round".
Pare de aceitar meias-verdades, remendos novos em roupas velhas, amigos que mais parecem inimigos, parentes que só aparecem para pedir, romances que parecem dramas mexicanos, patrões que só querem o "venha a nós",
empregos que são verdadeiras ciladas, promessas mentirosas...
Hoje é o melhor dia para mudar tudo, comece ai dentro de você, não aceitando os restos do mundo, você não é LIXEIRA !
Feche para balanço e recomece do zero se for preciso, mas coloque uma placa na testa, em letras douradas, "Eu só aceito o melhor"
E partindo desse ponto, vá a luta, seja 100% você, por você e para você.
Isso não é egoísmo, é valorização pessoal.
É ter e certeza de que em você existem POSSIBILIDADES.
Que em você existe o que muita gente procura: carinho, paz, amizade, amor, dedicação.
Por isso, está escrito: o sorriso é a sua arma, a franqueza a sua armadura, a determinação uma rua, a felicidade uma certeza.
"Tudo brilha em quem sabe onde quer chegar!"
Paulo Roberto Gaefke

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ORAÇÃO DO PERDÃO...


Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar.
A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, me injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias.

Perdôo, sinceramente, quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.

Perdôo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada. Reconheço, que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.

Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.

Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos. Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente: queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.

Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.

Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano ao nível espiritualizado em que estou agora.

Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em futuras.

Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.

(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).

Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei.

Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam, que este contato foi estabelecido.

Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.

Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto-realização.

Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.
Assim seja, assim é e assim será.

A LINGUIÇA...


À medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30.
Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar.
Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta resmungando, pirraçando... Vai fazer alguma coisa que queira fazer...
E geralmente é alguma coisa bem mais interessante.
Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer.
Elas definitivamente não ficam com quem não confiam; Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.
Você nunca precisa confessar seus pecados... Elas sempre sabem...
Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens... Por que será, heim? Mulheres mais velhas são diretas e honestas.
Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!
Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela.
Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco,
pois para cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada, sexy, e bem resolvida, existe um homem com mais de 30, careca, pançudo em bermudões amarelos, bancando o bobo para uma garota de 19 anos...
Senhoras, eu peço desculpas por eles: não sabem o que fazem!
Para todos os homens que dizem: 'Por que comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?', aqui está a novidade para vocês: hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê? Porque 'as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma linguiça!'
Nada mais justo!
Arnaldo Jabor

O PROGRAMA 5 "ESSES"...


Origens
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
Objetivos
O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:
Seiri- DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário.
Seiton- ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.
Seisso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.
Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.

O "Programa 5S" e a Cidadania
O "Programa 5S" propõe cinco iniciativas, cinco ações que visam transformar o ambiente de trabalho. Ao fazer isso, entretanto, transforma também a atitude das pessoas com relação a esse ambiente, aos seus colegas e a si mesmas.
Parece exagero, mas não é. O "Programa 5 S" é mais do que uma ferramenta administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores freqüentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos. De fato, as atitudes sugeridas pelo "Programa 5 S" parecem óbvias. Todos concordam que um ambiente sem entulho é mais agradável do que um local entupido de tralhas que mal sabemos para que servem. Ninguém questiona ser mais fácil trabalhar em um ambiente bem arrumado, do que em meio à bagunça. É claro que um lugar limpo é muito melhor do que um outro cheio de lixo e sujeira. Nós sabemos perfeitamente que atitudes como essas, antigamente chamadas "virtuosas", tornam a vida mais agradável, mais saudável, mais produtiva. Apenas nos esquecemos disso. Ou então achamos que o local onde trabalhamos "não merece" o nosso esforço nesse sentido, talvez por pensarmos que "esse não é trabalho nosso".
Por esse motivo, o "Programa 5S" foi concebido para ser aplicado também fora do ambiente de trabalho. Ele propõe que façamos uma reflexão sobre a nossa vida, sobre o modo como nos comportamos com relação a nós mesmos, aos nossos parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Em relação à nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso país. Em resumo, o "Programa 5S" questiona a nossa situação enquanto cidadãos, enquanto membros ativos de uma sociedade organizada e democrática, onde cada indivíduo tem direitos e obrigações e deve esforçar-se para cumprir estas e fazer valer aqueles.
O "Programa 5S" pode ser o primeiro passo para que reconquistemos mais um "S" - o Senso de Justiça - através do qual atingimos também o senso da proporção, o senso da beleza, o sentido da cidadania, e sem o qual jamais conseguiremos perceber a necessidade de vivermos numa sociedade eqüitativa e democrática.

Descarte - S E I R I
PARA QUE SERVE

Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado à execução das atividades e ao ambiente de trabalho: o que não serve para um setor, pode servir e estar fazendo falta em um outro setor.
COMO PRATICAR
Verificar, dentre todos os materiais, equipamentos, ferramentas, móveis etc. aquilo que de fato é útil e necessário.
Separar tudo o que não tiver utilidade para o setor:
•materiais quebrados, obsoletos etc. (por exemplo, aquela velha máquina de calcular que ninguém usa mais);
•materiais que não têm utilidade para o serviço executado pelo setor (por exemplo, as máquinas de escrever substituídas pelo microcomputador);
•materiais estocados sem excesso (por exemplo, manter no setor duzentas canetas esferográficas quando o consumo é de cinco por mês).
•materiais já utilizados (por exemplo, Diários Oficiais antigos).
Descartar o que não serve, disponibilizando para outros setores aquilo que não é utilizado pelo setor:
•devolver ao almoxarifado o excedente dos materiais estocados no setor;
•enviar para venda, como sucata, ou jogar no lixo, aquilo que não tiver outra utilidade.
RESULTADOS
•Desocupa espaços.
•Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados.
•Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar.
•Evita a compra desnecessária de materiais.
•Aumenta a produtividade.
•Prepara o ambiente para a segunda fase.

Arrumação - S E I T O N
PARA QUE SERVE
Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.
COMO PRATICAR
•Verificar, dentre todos os materiais, equipamentos, ferramentas, móveis etc. aquilo que de fato é útil e necessário.
•Definir critérios para guardar os materiais e organizar os móveis e equipamentos. Tudo deve sempre estar disponível e próximo ao local de uso.
•Definir um lugar para cada coisa e o modo adequado de guardá-la.
•Padronizar o nome dos objetos.
•Criar sistema de identificação visual dos objetos, para facilitar o acesso aos mesmos (cores, rótulos, símbolos).
•Desenvolver o hábito de guardar os objetos nos seus devidos lugares após utilizá-los.
RESULTADOS
•Racionaliza os espaços.
•Facilita o acesso aos materiais e equipamentos, reduzindo o tempo de busca.
•Evita estoque em duplicidade.
•Racionaliza a execução das tarefas.
•Melhora o ambiente de trabalho, reduzindo o esforço físico e mental.
•Prepara o ambiente para a terceira fase.

Limpeza - S E I S S O
PARA QUE SERVE
Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.
COMO PRATICAR
•Fazer uma faxina geral, limpando pisos, paredes, armários, mesas, arquivos, máquinas e equipamentos etc.
•Acionar regularmente, ou sempre que necessário, o pessoal encarregado da limpeza.
•Acionar regularmente, ou sempre que necessário, o pessoal encarregado da manutenção de máquinas e equipamentos.
•Evitar sujar o local desnecessariamente, desenvolvendo hábitos de limpeza: lixo na lixeira, mesas limpas, máquinas cobertas etc.
•Limpar os objetos antes de guardá-los.
RESULTADOS
•Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado: manter o local de trabalho limpo é tarefa de todos, não apenas do pessoal da limpeza.
•Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável.
•Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos seus funcionários.
•Incrementa a qualidade de vida na instituição.
•Prepara o ambiente para a quarta fase.

Saúde - S E I K E T S U
PARA QUE SERVE

Desenvolver a preocupação constante com a higiene em seu sentido mais amplo, tornando o lugar de trabalho saudável e adequado às atividades ali desenvolvidas.
COMO PRATICAR
•Adotar como rotina a prática dos três "S" anteriores.
•Estar atento às condições ambientais de trabalho, tais como iluminação, ventilação, ergometria dos móveis etc., melhorando-as e adequando-as às necessidades.
•Promover o respeito mútuo, agindo com polidez e criando um ambiente propício ao relacionamento interpessoal.
•Adotar hábitos de cuidado com a saúde e higiene pessoal.
•Criar um ambiente harmonioso que leve em consideração a estética (beleza) do local de trabalho.
RESULTADOS
•Reduz acidentes.
•Melhora a saúde geral dos funcionários.
•Eleva o nível de satisfação dos funcionários.
•Facilita as relações humanas.
•Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários.
•Prepara o ambiente para a quinta fase.

Disciplina - S H I T S U K E
PARA QUE SERVE

Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir as rotinas estabelecidas.
COMO PRATICAR
•Tornar a prática dos "S" anteriores uma rotina a ser cumprida disciplinadamente.
•Compartilhar objetivos.
•Difundir regularmente conceitos e informações.
•Agir com paciência e perseverança no cumprimento das rotinas.
•Transformar a disciplina dos "5S" em autodisciplina, incorporando definitivamente os valores que o programa recomenda.
•Criar mecanismos de avaliação e motivação.
•Participar ativamente dos programas de treinamento.
RESULTADOS
•Elimina a necessidade do controle autoritário e imediato.
•Facilita a execução das tarefas.
•Aumenta a possibilidade de obtenção de resultados de acordo com o planejado.
•Possibilita o auto desenvolvimento pessoal e profissional.
•Incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.
•Prepara a instituição e os seus funcionários para a implantação de Programas da Qualidade mais abrangentes.

NADA MAIS E NADA MENOS...


Devemos fazer o que deve ser feito, nada a mais e nada a menos.
"Ser a naturalidade do rio que segue seu curso, como a criança que brinca e responde o que sente, que briga e minutos depois abraça, perdoa."
Vivemos um mundo de fingimento, onde as pessoas cada dia mais representam um papel, não somos nós, mas o que gostaríamos de ser, não comemos os alimentos, comemos calorias, não vestimos o corpo, cobrimos com moda, nosso veículo é sempre o mais veloz....
Deixe o fluxo da vida correr em você, sonhe, faça planos, conquiste, mas não se apegue ao que não é "natural",
saboreie a fruta, coma até o caroço, ande mais, fale menos, reúna-se mais, não se isole, visite, congregue, sorria.
Preocupações excessivas matam, e na maioria, são preocupações com os outros, com o que pensam, fazem, ou imaginam.
Deixe o fluxo da vida seguir naturalmente, ninguém breca o sol, nem as horas, ninguem muda ninguém, ninguém é de ninguém.
Quem foge da vida sofre dobrado.
Hoje é dia de ser natural, e você é naturalmente belo, merecedor da vida, dos encantos deste dia.
Viva este dia, o hoje, o agora.
Amanhã ainda é um talvez...
Paulo Roberto Gaefke

Share It